Lavagem contra a corrupção na Alepa

Água, sabão, vassouras, palavras de ordem e faixas contra a corrupção marcaram a manifestação realizada por sindicalistas e concursados que, ontem pela manhã, lavaram a calçada da Assembleia Legislativa, um ato simbólico contra a corrupção.

Eles protestaram contra as fraudes que levaram à prisão de servidores e ex-servidores do Legislativo, apreensão de documentos, dinheiro e tíquetes- alimentação, revelando a ponta do escandaloso esquema que passa por adulteração de contracheques de servidores, a partir de gratificações ilegais, empréstimos irregulares, distribuição irregular de tíquetes-alimentação, contratação de estagiários e servidores fantasmas, entre outros crimes.

Além disso, os membros da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) também cobram a realização de concurso público e a demissão da maioria dos funcionários comissionados. Os manifestantes também exigiram a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as fraudes.

Com faixas contendo frases como “o povo exige CPI já”, “não à corrupção”, entre outras, os manifestantes chegaram cedo na frente da AL, com alto-falantes, onde chamaram a atenção das pessoas que passavam nos arredores.

Por volta das 10h, eles tentaram entrar para subir a escadaria, onde pretendiam fazer “a lavagem da sujeira”, mas foram barrados pela segurança. As ordens do coronel Osmar Nascimento, chefe do gabinete Militar da AL, foram para fechar os portões, mas os manifestantes não desistiram. Sem poder subir a escadaria, lavaram a calçada. Jogaram sabão e água no chão e, aos gritos de “água e sabão pra lavar corrupção”, passaram cerca de uma hora em ação.

Fonte: (DOL)