Novo Parque Zoobotânico será entregue em junho
O novo Parque Zoobotânico de Teresina, que está sendo preparado para se transformar em Bioparque, ficará pronto dentro de 60 dias. A transferência de animais para os novos espaços deverá começar nas próximas semanas e as novidades serão uma nova onça Sussuarana e uma macaca Cuxiú.
Publicado 27/04/2011 13:34 | Editado 04/03/2020 17:00
”A proposta é devolver os animais à mata, de onde vivem afastados na atual concepção do parque. Com os novos espaços, eles estarão bem mais próximos de seu habitat natural, dando mais graça ao local”, explica Uchoa.
No momento, as obras estão concentradas na conclusão de uma das quatro pétalas da área de safári, destinada ao urso. A área total, de 4,5 hectares, também abrigará tigresas e babuínos. “As outras duas pétalas serão construídas em uma etapa futura, que deverá começar logo após a inauguração”.
As novas atrações do ZOO, uma onça e uma macaca, foram apreendidas por fiscais do Ibama e doados para exposição no parque. “A onça Sussuarana tem de três a quatro meses de idade e a macaca também é jovem, embora ainda não tenhamos conseguido determinar a idade”, explica a veterinária Gabriele Fortes.
Gabriele Fortes adianta que a macaca Cuxiú é uma espécime brasileira, mas que não existe no Piauí. “Ela é dócil e sociável, o que vai facilitar sua adaptação”, conclui.