Sindjorce reforça mobilização pela votação da PEC do Diploma

Na reta final das articulações para que a Proposta de Emenda à Constituição 33/09 – a PEC do Diploma – seja colocada em votação no plenário do Senado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) reforçou a mobilização com a bancada cearense.

Na última segunda-feira (25), o presidente do Sindjorce, Claylson Martins, e o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da PEC do Diploma na região Nordeste, Salomão de Castro, conversaram sobre o assunto com o senador Inácio Arruda e o deputado federal Chico Lopes (ambos do PCdoB), na Assembleia Legislativa. O senador Inácio Arruda se comprometeu a defender, junto ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que a PEC seja incluída na pauta de votações da Casa entre os próximos dias 3 e 4 de maio.

Inácio Arruda fez uma avaliação sobre o placar da FENAJ que aponta tendência de voto dos senadores quanto à PEC. De acordo com o placar, 58 senadores se manifestam a favor da PEC, sendo registrados apenas seis votos contrários. O levantamento aponta ainda 17 senadores que não foram abordados ou se mostram indecisos. Para Inácio Arruda, dentre estes 17 senadores, a tendência majoritária é de que votem a favor da PEC. O senador reforçou ainda a necessidade de que os Sindicatos dos Jornalistas do país e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) intensifiquem os contatos com parlamentares nesses próximos dias, para garantir a aprovação da proposta.

Ainda no dia 25, em contato com Salomão de Castro, o senador Eunício Oliveira (PMDB) reforçou apoio à PEC e prometeu reforçar a articulação entre os colegas de bancada – que inclui os senadores Vital do Rêgo e Wilson Santiago, ambos do PMDB-PB. Dentre os senadores nordestinos, somente Vital do Rêgo, Wilson Santiago, Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE) permanecem com seus votos indefinidos no placar da FENAJ. Salomão de Castro manteve contatos com os sindicatos dos Jornalistas da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, para que estes abordem os parlamentares em defesa da PEC. "A avaliação da FENAJ e do GT do Diploma é a de que este é o momento ideal para que a PEC seja colocada em votação, pois há uma tendência amplamente majoritária entre os senadores a favor da matéria", analisa.

Fonte: Sindjorce