Sindjorce convoca jornalistas para assembleia na quarta-feira

Jornalistas empregados em empresas de rádio e tv estão convocados a comparecer à sede do Sindjorce na próxima quarta-feira (27/04), a partir das 8h, para assembleia que deliberará sobre a proposta de reajuste feita pelo sindicato patronal para o fechamento da Campanha Salarial 2011 dos profissionais de mídia eletrônica do Ceará. Os patrões ofereceram reajuste linear de 8% no piso e demais salários, além do memso índice de correção para as cláusulas econômicas (Seguro e Reportagem Especial).

A inflação dos 12 meses que antecedem a data-base de 1º de janeiro foi de 6,47%. Com o reajuste, o piso salarial dos jornalistas de rádio e televisão passa a R$ 1.601,05. O cálculo é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O pagamento do reajuste, se aprovado na Assembleia, será feito no mês de maio, retroativo a janeiro de 2011. "O reajuste de 8% representa ganho real de 1,44%", afirma o presidente do Sindjorce, Claylson Martins. Além disso, a negociação resulta na inclusão de quatro novas cláusulas, importantes para os trabalhadores de rádio e TV, que haviam perdido benefícios nos dissídios de anos anteriores.

"Com esta proposta de acordo, a CCT de mídia eletrônica fica mais próxima da de Impresso, pois as novas cláusulas já beneficiam quem trabalha em jornais e revistas", afirmou Claylson. Entre as cláusulas incluídas estão: Saúde do Jornalista (que estabelece a criação de comissão paritária para avaliar as condiçõers de saúde do trabalhador no exercício da profissão), Dispensa (impede que as empresas demintam funcionários para contratar outros com salários menores), Assistência Social e Estabilidade.

A cláusula Gratificação de Chefia terá seu percentual ampliado de 30% para 50%, conforme a CCT de Impresso. Não há acordo quando ao Vale Refeição/Alimentação (que posteriormente passou a Ajuda de Custo, mas também foi negada), Antecipação Salarial e Publicações Sindicais. "De oito novas cláusulas – incluindo o aumento da gratificação de chefia -, cinco foram aceitas", comemora a secretária-geral do Sindjorce, Samira de Castro.

Conforme Samira, apesar de alguns entraves, por parte do negociador patronal, a comissão de negociação se esforçou para mostrar às empresas a importância de um bom diálogo. "Claro que, em apenas uma campanha, não conseguiremos recuperar a defasagem salarial da categoria, já que a remuneração dos jornalistas cearenses ainda é incompatível com sua expertise, reconhecida, inclusive, em premiações nacionais", afirma. Ela destaca que a atual gestão vem buscando a isonomia dos profissionais do Jornalismo, equiparando as convenções de Impresso e de Rádio e TV.

Veja AQUI como ficaram as cláusulas econômicas

Fonte: Sindjorce