A despolitização perdeu no DCE-UFAM, diz presidente da UEE-AM

A chapa 20, denominada “Da Unidade vai nascer a Novidade – SOS DCE-UFAM”, foi a grande vencedora da eleição que ocorreu durante todo o dia de ontem (27) na universidade. A vitória veio por mais de 1.500 votos contra 1.048 da chapa Alternativa, de número 70. O grupo “Questão de Ordem”, reunidos na chapa 10, não chegou aos 400 votos.

Eleição DCE-UFAM
Depois de uma longa apuração dos votos, onde os perdedores tentaram questionar detalhes mínimos para impugnar inclusive a eleição, os estudantes da 20 soltaram o esperado grito de vitória.

De acordo com a presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Maria das Neves, que acompanhou toda a eleição e apoiou a chapa “Da Unidade”, o resultado foi bastante significativo para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). “Acredito que quem ganha é a universidade, que vivenciou novamente esse momento de mobilização e debate. Mas o resultado da eleição também acena para algo importante: a vitória sobre a despolitização. Durante todo o período de campanha o que se ouvia muito era questionamento sobre as pessoas da chapa que ganhou e poucas propostas para a universidade”, afirmou.

O resultado das urnas foi implacável. Salvo as duas urnas do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a da Faculdade de Medicina, os estudantes não deixaram dúvidas sobre a sua preferência e deram larga votação à chapa 20 em 13 das 15 urnas em disputa.

De Manaus,
Anderson Bahia