Ato de assinatura de extensão da UFRGS será transmitido ao vivo

O dia 28 de abril de 2011 será um marco histórico para a democratização do ensino superior na Serra gaúcha. A data, coincidentemente dedicada à educação, oficializa a instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS).

Assis garante extensão da UFRGS na Serra gaúcha - Roberto Carlos Dias/Divulgação

A assinatura do convênio entre a reitoria da UFRGS e a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) ocorre das 15h às 17h desta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O ato marca o início das discussões para implementação de um campus da uma universidade na região. Durante a solenidade, deve ser lançado o Comitê Regional Pró-Universidade Pública, formado por integrantes de prefeituras, Câmaras de Vereadores, entidades de classe e sindicatos para analisar as necessidades da região e definir prioridades.

Na oportunidade, Assis apresentará o conceito de uma campanha de mobilização, com logomarca concebida pelo núcleo de comunicação do mandato em parceria com a Amesne.
O ato deverá ainda contar com participação de mais de 500 estudantes secundaristas. A TV Câmara fará transmissão ao vivo pelo canal 16 da NET. Quem não dispor de TV por assinatuira, poderá acompanhar a assinatura do convênio pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br

A chegada de uma extensão da UFRGS à Serra é fruto de luta liderada pelo deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS), quando ainda era vereador e assumiu a presidência da Comissão Especial Pró-Universidade Pública do Legislativo caxiense. A mobilização da comunidade por uma universidade federal na Serra ganhou força no final dos anos 1970, quando estudantes saíram às ruas para pedir um ensino superior gratuito.

Como vereador e presidente da Comissão Pró-Universidade Públical, Assis mudou o foco da discussão, que antes era centrado na federalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O então vereador e hoje deputado federal passou a defender uma extensão da UFRGS para a Serra nas audiências mantidas com a reitoria e o corpo docente da universidade.

A conquista foi confirmada a Assis no dia 1º de abril deste ano pelo reitor Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor, Rui Oppermann, e outros docentes que integram o colegiado da instituição.
Com a extensão da UFRGS, a região conquista um ensino superior federal de qualidade, que vai impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural. E os seus moradores ganham uma opção de acesso gratuito à uma universidade federal reconhecida como uma das melhores do país.

De Caxias do Sul,
Roberto Carlos Dias