Serra gaúcha terá extensão da UFRGS

A Serra gaúcha terá uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). A confirmação foi feita nesta sexta-feira ao deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) durante audiência com o reitor, Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor, Rui Oppermann, a pró-reitora de Extensão, Sandra de Deus, a pró-reitora de Graduação, Valquiria Linck Bassani, e o secretário de Educação a Distância, Sérgio Roberto Kieling Franco. O encontro ocorreu na Reitoria, em Porto Alegre.

Assis garante extensão da UFRGS na Serra gaúcha - Roberto Carlos Dias/Divulgação

Assis não escondeu a satisfação com a notícia recebida. “É uma luta de muitos anos. A Serra tem forte potencial em diversas áreas, e há um clamor da comunidade regional em torno da implantação de um campus da UFGRS na região. Estamos semeando uma semente que renderá bons frutos no futuro. Isso vai permitir que os nossos jovens possam realizar o sonho de ter acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade”, acrescentou o deputado.

Os próximos passos para a concretização da implantação também já foram definidos na reunião. No dia 28 de abril, às 19h, o mandato do deputado Assis Melo organiza e coordena, com a participação da UFRGS, seminário regional para discutir com prefeitos, Câmaras de Vereadores da Serra, empresários, sindicatos, movimento estudantil e outras entidades de classe as necessidades e prioridades da região em relação aos cursos que poderiam compor uma grade curricular. A ideia, explica Assis, é envolver a região nessa discussão para ganhar tempo e elaborar o projeto o quanto antes para protocolar no Ministério da Educação.

No dia 29, às 10h, o reitor da UFRGS e o vice-reitor assinam convênio confirmando a extensão para a Serra com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O seminário e a celebração do convênio serão selados na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, onde iniciou a luta do deputado federal Assis Melo pela implantação de campus na Serra na condição de presidente da Comissão Pró-Universidade Pública.

Antes de sacramentar o compromisso com a Serra, a UFRGS submete o anteprojeto do convênio à votação do Conselho Universitário (Consuni), em reunião marcada para o dia 8. Os documentos foram elaborados pela universidade e repassados para a Amesne avaliar. A entidade devolveu a proposta sem qualquer objeção, o que torna a sua aprovação praticamente certa pelo colegiado.

Reconhecimento

O reconhecimento à luta desencadeada por Assis foi destacado em diversas intervenções de Netto e Oppermann. “Com relação à extensão, a decisão política, de nossa parte, já foi tomada. É claro que precisamos definir projetos e ter professores também. Efetivamente já temos esta demanda concreta. Não vamos para a Serra tirar o lugar de ninguém”, ressaltou o reitor.
Netto compartilhou ainda com Assis a necessidade de aprovar no Congresso Nacional a criação de mais de 10 mil cargos novos para professores e servidores para atender a demanda de ampliação e extensão das universidades federais do país.

O projeto de lei do Planalto, segundo ele, já está praticamente concluído pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. “O senhor é o primeiro deputado com quem compartilho a necessidade da união de esforços da bancada gaúcha para aprovar esse projeto no Congresso Nacional”, acrescentou Netto.

Já o vice-reitor destacou as defesas de Assis. “Vamos assinar o convênio na Câmara de Vereadores de Caxias porque foi lá que começou a sua luta. Vamos voltar às origens, deputado”, pontuou Oppermann, que também é o coordenador dos projetos de extensão da UFGRS.