Sem categoria

Tempestades nos EUA mataram mais de 200 pessoas

Pelo menos 230 pessoas morreram pelas tempestades e tornados que atingiram o sul dos Estados Unidos, informou a emissora de televisão a cabo CNN nesta quinta-feira (28). A previsão é de que o mau tempo avance em direção ao nordeste do país.

Um tornado devastador atingiu a cidade de Tuscaloosa, no Alabama. A força dos ventos deixou 100 pessoas feridas e pelo menos 15 mortos só nesta cidade. Prédios e casas desapareceram, carros foram destruídos, nada ficou no lugar.

O estado do Alabama foi o mais atingido. Até o início desta manhã já haviam sido contados pelo menos 128 mortos.

Outro tornado chegou ao Mississipi arrastando árvores e destruindo linhas de transmissão de energia. O estado já conta 32 pessoas mortas. Um dos moradores perdeu a casa e o carro. “Tentamos fugir numa camionete, mas as árvores caíram em cima de nós", disse ele.

Em Cullman dois tornados atingiram o centro da cidade ao mesmo tempo. Na cidade de Birmingham, o cenário parecia o de uma guerra: vidros quebrados, carros destruídos, a devastação foi total.

As tempestades afetaram ao todo cinco estados: Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississipi, Missouri, Tennessee e Oklahoma. Os governos locais, com exceção da Geórgia, já declararam estado de emergência e convocaram a Guarda Nacional para auxiliar nas operações de resgate e limpeza.

Enquanto iniciavam as tarefas de socorro e limpeza, as autoridades informaram que pelo menos 128 pessoas morreram no Alabama, 32 no Mississipi, 11 na Geórgia, uma no Tennessee e outra na Virgínia.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou uma ajuda emergencial para o Alabama, incluindo assistência para buscas e resgate.

Com informações do Opera Mundi