Sem categoria

Guantánamo: Livro denuncia indústria de delação montada pelos EUA

Baseada em fatos reais, a escritora inglesa Anna Perera escreveu o romance Guantanamo Boy, onde denuncia a indústria de delações montada pelos Estados Unidos para alimentar a prisão de Guantánamo. A versão em português já foi lançada no Brasil. A autora descreve o horror da guerra contra o terrorismo que envolve e pune inocentes.

Khalid Ahmed, 15 anos, é um jovem comum, inglês, filho de mãe turca e pai paquistanês. Ele começa a sentir na pele a paranóia contra os muçulmanos após o 11 de setembro de 2001. Em visita a parentes no Paquistão, Khalid vê sua vida virar um pesadelo ao ser confundido com um terrorista da Al-Qaeda.

Ele é seqüestrado, torturado e descobre da pior forma possível a que ponto chega a intolerância humana. Vai para a base de Guantánamo, prisão norte-americana em território cubano, onde é preso em condições desumanas.

A história de Khalid se assemelha a história de cerca de 60 garotos presos no Paquistão e no Afeganistão em situação obscura e enviados a Guantanamo. Na prisão as crianças foram tratadas como “combatentes do inimigo”, expressão usada pelos oficiais estadunidense que trabalham em Guantánamo.

Vazamentos realizados pelo Wikileaks mostram que os meninos “combatentes” eram garotos inocentes como o Khalid do livro de Anna.