Lula Morais lembra conquistas e lutas dos trabalhadores

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou nesta sexta-feira (29/04), em sessão plenária, que o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, é uma data comemorativa para lembrar as lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história. O parlamentar relatou a evolução do trabalho humano desde a comunidade primitiva até a chegada do capitalismo. “O trabalho surge no momento que o homem libera os braços, as mãos e começa a usá-los como instrumentos de sustento”, disse.

Ele lembrou que os operários protestavam contra as condições desumanas e a enorme carga horária de trabalho que eram submetidos. A luta por uma carga de oito horas foi, segundo o parlamentar, a principal motivação para conquistar a legislação trabalhista de hoje. “Foi a luta daqueles que morreram e que reivindicaram que permitiu essa nossa comemoração”, disse, lembrando que o único país que não celebra a data são os Estados Unidos. “Eles trabalhavam até à exaustão”, relatou.

O parlamentar explicou que o símbolo do Partido Comunista (foice e um martelo) representa os instrumentos mais remotos do trabalhador no campo e na cidade. “A união dessas duas forças é o que representa nosso partido. A luta pela força, pela libertação e conquista de um patamar superior. É um partido da fraternidade e de luta do socialismo como condição sine qua non para termos saúde, lazer e cidadania”, disse.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT) parabenizou o registro do parlamentar sobre a passagem do Dia do Trabalhador, lembrando que a luta dos trabalhadores foi fundamental para “a perspectiva de se construir uma nova sociedade”. “Sem o trabalhador nada funcionava”, enalteceu.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa