Mesmo com campanha, grávidas são as que menos se vacinam
Com o objetivo de vacinar idosos, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias) e trabalhadores do setor de saúde, acontece neste sábado (30) a campanha nacional de imunização contra a gripe.
Publicado 30/04/2011 13:22

Em Campinas, no ano passado poucas gestantes procuraram os pontos de saúde para se vacinar. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 65% se vacinaram, quando a intenção era vacinar pelo menos 80% das mulheres grávidas da cidade. De acordo com um balanço parcial, entre segunda (25) e quarta-feira (27), 18.799 pessoas se vacinaram na cidade. Dessas, 9,7% eram gestantes.
Onde se vacinar
De acordo com o Ministério da Saúde, todos os 65 mil postos de vacinação do país estão abertos. Campinas tem 230 postos de vacinação, entre fixos e volantes. Todas as unidades de saúde vão ficar abertas até às 17h deste sábado (30).
Vacinação
A vacinação acontece até o dia 13 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez desde 1999, que a campanha inclui crianças de seis meses a pouco menos de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias.
A ampliação do alvo da campanha aconteceu após a observação das reaçõe da doença, que acomete, na maioria dos casos, idosos e crianças com menos de dois anos, além das gestantes, também muito vulneráveis.
A vacina
O Ministério da Saúde reforça que a vacina não causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da influenza, como pneumonias.
A dose contra a influenza oferece proteção contra os três sorotipos da gripe que estão em circulação. Assim, a vacina deste ano contém anticorpos contra H1N1 e contra um vírus do tipo A e um do tipo B. O Ministério da Saúde orienta ir aos posts de saúde com a carteirinha de vacinação para aproveitar e atualizar as doses em atraso. Os postos oferecem vacinas contra a difteria e o tétano, para idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; e contra pneumococo, para grupos de risco elevado.
Crianças que recebem a vacina pela primeira vez, devem tomam duas doses, num intervalo de 30 dias entre uma e outra. Isso vale para as crianças que receberam uma ou duas doses contra influenza pandêmica, ou H1N1, no ano passado, mas nunca receberam a vacina contra a influenza sazonal.
Da redação, com globo.com