Wladimir Crippa: Desafio é construir identidade comunista

Na última quinta-feira, dia 28 de abril, o Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, esteve em Florianópolis para participar de uma reunião da Secretaria Estadual de Comunicação com o Secretariado Estadual do Partido, dirigentes municipais e assessores de comunicação dos mandatos parlamentares e das entidades sindicais.

Comunistas catarinenses discutiram uma comunicação contemporânea - Caroline Concado

A reunião começou com uma breve intervenção do Secretário Estadual de Comunicação, Wladimir Crippa, que falou sobre o desafio que é construir uma comunicação com sentido revolucionário e socialista, nos dias de hoje, em que não há uma nitidez nos discursos dos partidos, onde não se apresentam mais discursos ideológicos abertamente defendendo o neoliberalismo, as privatizações, e, mesmo no campo da esquerda, não ficam claras as diferenças.

"Este é o grande desafio que se coloca para um partido revolucionário e comunista como o PCdoB: construir uma identidade comunista, reafirmar nosso rumo socialista e nosso caminho nacional. A comunicação do Partido, para dentro e para fora, precisa ter em mente estes objetivos", concluiu Wladimir.

Para o Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo, "é preciso investir na comunicação de forma profissional, como foi feito nos últimos programas nacionais do Partido veiculados nas emissoras de TV, mas sem perder nossas marcas: somos o Partido do Socialismo; somos um partido anti-capitalista, anti-imperialista; somos o partido das lutas e do povo brasileiro".

90 anos do PCdoB

Em 2012 o Partido Comunista do Brasil estará comemorando seus 90 anos. Desde já é necessário pensar e planejar as atividades que serão feitas nos municípios e Estados para marcar esta data.

Será feita uma grande atividade festiva nacional, mas a realização de debates, festas, shows, atividades culturais, precedendo o evento nacional certamente contribuem para o êxito da comemoração destas nove décadas de lutas do partido mais antigo, com mais tempo de atividades ininterruptas no Brasil.

Comunicação partidária

O PCdoB trabalha hoje a comunicação através de alguns instrumentos nacionais, destacando-se o jornal A Classe Operária, a revista Princípios, o portal Vermelho e as inserções na televisão.

O jornal A Classe Operária passou, durante sua existência, por muitas mudanças e hoje não tem mais o caráter de um jornal, no sentido mais estrito e tradicional do termo. Hoje, A Classe Operária foi reconfigurada e tem uma intervenção mais pontual, com um conteúdo mais específico e conectado ao assunto em pauta no momento.

É um instrumento para apresentar o PCdoB a novas pessoas, "um instrumento para o trabalho militante", frisou José Reinaldo.

O portal Vermelho não tem o caráter de ser o site do PCdoB, mas sim mais amplo, abrangente, aberto a contribuições de outras vertentes do pensamento progressista. Embora o Vermelho hoje tenha aproximadamente um milhão de acessos por mês, queremos que ele cresça mais, "fidelize" seus usuários e seja uma ferramenta da luta de ideias.

José Reinaldo anunciou que em breve o portal Vermelho estará com novo layout e novas funcionalidades.