Linha 4-Amarela do Metrô abrirá às 4h40 a partir desta segunda

Fechamento continuará às 15h; aumento de usuários será de 21 mil, segundo a ViaQuatro

A partir desta segunda-feira (2), o horário de abertura das estações Paulista, Faria Lima e Butantã da Linha-4 Amarela do Metrô será antecipado das 8h para às 4h40. O fechamento, por enquanto, continuará às 15h.

Com a mudança, o número de passageiros por dia aumentará de 29 mil para cerca de 50 mil, segundo informou o Metrô e a concessionária ViaQuatro, que administra a linha. O trajeto entre as estações Butantã e Paulista é realizado em 7 m. O trecho tem 5,2 km de extensão.

Atualmente, as três estações da Linha 4 funcionam de segunda a sexta-feira. Elas só devem operar nos fins de semana a partir do fim do ano, quando serão inauguradas as Estações Luz e República da Linha 4. Também no segundo semestre, mais uma mudança está prevista pelo governo do Estado de São Paulo: os trens desse ramal circularão das 4h40 até a meia-noite.

De acordo com a Via Quatro, os horários em que a linha não está aberta ao público são destinados para testes das futuras estações.

Mais uma estação

Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a nova estação da Linha-4, Pinheiros, será inaugurada no dia 16 de maio, e assim, cumprirá a promessa do governo estadual de entregá-la até o próximo mês.

Com a abertura da nova estação, será possível fazer a integração da Linha Amarela com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio da Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes a integração deve ser feita até 30 de junho.

Em 2007, um acidente durante as obras na Estação Pinheiros abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro e deixou sete mortos. A tragédia atrasou a conclusão do projeto.

Linha 4- Amarela

Anunciadas em abril de 2004, as obras da linha 4-Amarela do Metrô começaram de fato em 2007, após intenso processo de desapropriação das áreas que receberam as estações. Ao todo, o trajeto deverá ter cerca de 12,8 km, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao Morumbi, na zona sul.

O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até a metade de 2014.

A construção da linha 4-Amarela do Metrô foi marcada por diversos problemas. O mais grave deles ocorreu justamente nas obras da estação Pinheiros em 12 de janeiro de 2007. A área desabou, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas. As buscas pelas vítimas duraram 13 dias.

Fonte: R7