Jesualdo Farias: As Ciências Humanas na sociedade do conhecimento

.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), já em seus primeiros anos, reservou espaço importante para as “humanas”. Sediado no Benfica, bem no coração da UFC, o Centro de Humanidades abriga hoje os cursos de graduação em Biblioteconomia, Ciências Sociais, História, Letras e Psicologia. Paralelamente, os programas de pós-graduação aprofundam conhecimentos em História, Letras, Linguística, Psicologia e Sociologia.

Já as Casas de Cultura Estrangeira, com cerca de cinco mil alunos, vêm se somar àqueles cursos, constituindo, no total, um campus inteiro dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão naquelas áreas que, por sua complexidade e grande margem de subjetividade, são consideradas “não exatas”.

No mundo moderno, avassalado pelo cientificismo tecnológico e pela superespecialização, as Ciências Humanas têm fundamental importância, uma vez que, conforme já se afirmou, em instigante comparação com as ciências “exatas”, sem a Matemática e a Engenharia, por exemplo, não se pode sobreviver, mas sem a Filosofia, a Arte e sua interpretação do mundo, não se pode viver.

É esse poderoso segmento de nossa universidade que, entre os dias 3 e 6 de maio, estará em festa, celebrando a produção e a transmissão do conhecimento. A Semana de Humanidades, em sua oitava edição, vem conjugar talentos da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no que se constitui uma valiosa e necessária integração entre as duas grandes instituições acadêmicas cearenses, ambas públicas e gratuitas, responsáveis pela formação de milhares de profissionais, nas mais diferentes áreas, e presentes em todas as regiões do nosso Estado. Numa outra escala, não menos relevante, a Semana integrará as atividades de graduação, pós-graduação e pesquisa, assim como os saberes filosófico, científico, artístico e cultural.

Dessa forma, o grande evento vem plasmar o próprio espírito da Universidade, com suas tradições e rupturas, com sua contribuição e seus desafios, provocando incansavelmente a livre circulação de ideias. Durante uma semana, UFC e Uece serão a caixa de ressonância de novas propostas para o trabalho desenvolvido no âmbito das Humanidades, sendo certo que, cada vez mais, essa intensa atividade resultará em novas contribuições para a sociedade, que tanto prestigia e que tanto espera da universidade pública.

Jesualdo Pereira Farias é Reitor da UFC

Fonte: O Povo

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho