Artistas erguem totem em Belo Horizonte
A construção de um totem de seis metros de altura e o uso de um muro como horta são algumas das intervenções que começam a ser realizadas em Belo Horizonte a partir desta quarta-feira, 4.
Publicado 04/05/2011 12:10 | Editado 04/03/2020 16:50
A construção de um totem de seis metros de altura e o uso de um muro como horta são algumas das intervenções que começam a ser realizadas em Belo Horizonte a partir desta quarta-feira, 4.
As intervenções artísticas foram selecionadas pelo projeto Muros: Territórios Compartilhados, cujo júri é composto pela professora Brígida Campbell, da Escola de Belas-Artes da UFMG, pelo arquiteto e artista Breno Silva e pela historiadora Janaina Melo (Guignard-UEMG e Instituto Inhotim).
As setes intervenções são as obras Ascensão social, de Sara Lambranho; Concerto para o erro, de Renato Negrão; Deslocamentos, de Guilherme Cunha; Diálogos, de Douglas Gouveia Pego; Equipamento de captação de energia solar para trabalhadores informais, de Eduardo Moreira e Simone Cortezão; Muro Jardim, do grupo This land your land, formado por Inês Link e Louise Ganz; e Utopismo espaço-temporal, do coletivo Rachadura, formado por Flavia Lutkenhaus, Luisa Thompson, Marcelo XY e Mauricio Lage.
O projeto
Os trabalhos foram selecionados entre os mais de 80 inscritos no projeto Muros: Territórios Compartilhados, lançado no final de janeiro, com o objetivo de “transpor as barreiras físicas e simbólicas que os muros representam na cidade e compartilhar a arte para além dos círculos aos quais fica comumente restrita”, explicam os organizadores.
Coordenado por Bruno Vilela e realizado com recursos do Fundo Municipalde Cultura de Belo Horizonte, o projeto foi criado para promover a produção, o pensamento e o diálogo sobre arte em espaço público.
Durante a execução, os trabalhos selecionados serão documentados em fotografias e vídeos, que serão disponibilizados no site do projeto e também irão constar do catálogo do projeto. A publicação, prevista ser lançada em agosto deste ano, trará também textos produzidos pelos curadores e será distribuída gratuitamente ao público interessado.
Mais informações podem ser obtidas no site do projeto e pelo email contato@muros.art.br.