Filme com Anderson Silva é premiado em festival e sonha com Oscar

O documentário sobre Anderson Silva, brasileiro e campeão mundial peso médio de MMA (artes marciais mistas), estreou arrebatando o prêmio de melhor direção no festival de cinema criado por Robert de Niro, o Tribeca Film Festival, no Canadá. A animação com o longa-metragem Like Water (Como Água) foi tamanha que os produtores já sonham até com uma possível disputa pelo Oscar.

“É algo sensacional e que realmente não esperávamos. Isso é um fruto de tudo o que o Anderson fez e o lado dele que poucas pessoas conhecem”, afirmou Ed Soares – produtor executivo do longa e empresário de Anderson Silva. “Ainda é um pouco prematuro, mas quem sabe não podemos disputar o Oscar. Seria inacreditável", completou.

O filme independente ainda não tem acordo fechado com nenhuma distribuidora internacional. Portanto, não tem previsão de estreia nos cinemas do Brasil ou Estados Unidos.

“Lançamos o documentário no festival de Tribeca justamente para ver como ele seria recebido por todos. E tivemos a notícia que ele foi o mais procurado de toda a mostra. Precisaram arrumar outros horários para que ele fosse exibido novamente”, ressaltou Jorge Guimarães, o Joinha, que também produziu o documentário.

Campeão verde-amarelo

O longa retrata os meses de treinamento de Anderson Silva antes de sua histórica luta contra Chael Sonnen, em agosto do ano passado. Na ocasião, ele manteve o título dos médios do UFC (maior evento mundial de MMA) ao conseguir uma finalização emocionante no fim do último round.
“A imagem do Anderson vai melhorar no Brasil e fora também. Ele já é conhecido pelos fãs do MMA e agora vai ficar famoso para o resto das pessoas. Elas poderão ver o lado pessoal do Anderson, seus sonhos e como foi a luta épica contra o Sonnen”, disse Guimarães.

O vencedor do prêmio no festival foi Pablo Croce, diretor conhecido por comerciais e videoclipes de bandas como o Maná. Atualmente, os produtores estudam as propostas de distribuição para os cinemas e televisão.

O título Como Água faz menção a uma frase de Bruce Lee, que inspirava os lutadores a serem como a água, que “não tem forma definida e se adapta a tudo”. A intenção do filme é justamente mostrar que Anderson Silva exemplifica o discurso de Lee.

Ficha técnica do filme
Nome: Like Water (EUA)
Diretor: Pablo Croce
Produtor: Jared Freedman
Produtores Executivos: Ed Soares, Jerome Dahan, Jorge Guimarães, Jared Freedman
Duração: 74 minutos
Sinopse: No mais brutal e muitas vezes mal-compreendido esporte do mundo, virar um campeão leva mais do que sangue, suor e lágrimas. Like Water segue o campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, enquanto ele se prepara para coroar sua corrida de quatro anos como rei invicto do esporte com um recorde de 12 vitórias seguidas no UFC. Com acesso intimo a Silva e seu intenso treinamento, emerge um homem inspirador por trás do maior artista do MMA.

Fonte: UOL