PCdoB analisa momento político da capital mineira

A Comissão Política do PCdoB-BH reuniu-se nesta quarta-feira (4) para atualizar a interpretação sobre o quadro político do país, em especial da Capital mineira. Além disso, definiu a forma do Partido intervir nessa realidade, traçando os próximos passos dos comunistas na cidade. Na pauta, estavam também a apreciação do documento debatido no Encontro Municipal, que aconteceu no início de abril, e as informações acerca do Encontro Nacional Sobre Questões de Partido.

DALVA STALIN - Pedro Leão

A Presidente do Partido, Dalva Stela, analisou os primeiros momentos da Presidenta Dilma a frente da nação, se destacando com grande condutora do País.

A dirigente deu ênfase à crise que se abateu na oposição, que reflete a criação do PSD e a debandada tucana em São Paulo. A análise de Dalva deu especial atenção à evolução do quadro na capital. Ela fez um balanço das conversas que a direção estabeleceu com um conjunto de partidos, seguindo diretriz aprovada na direção de buscar unir a base do governo Dilma rumo a sucessão de 2012 na capital.

Leia também

Para Dalva, as conversas com os partidos foram muito positivas. E que como conseqüência da conversa com o Prefeito Marcio Lacerda, na próxima semana está marcada uma reunião com o Presidente do PSB-BH. Para Dalva, a tese da unidade da base do governo Dilma em 2012 pode se concretizar, dado os interesses convergentes dos partidos nacionalmente e também no plano local.

Depois dos membros da Comissão Política debaterem a conjuntura municipal, foi aprovado o documento “Pra conquistar um novo tempo em BH”,  que foi elaborado pelo Encontro do Partido e que agora segue para debate em todas as bases partidárias. Para a Presidente Municipal, o PCdoB-BH está unido e coeso em torno das diretrizes políticas contidas no texto.

Encontro Nacional 

Por último, foi analisado a Carta-Compromisso, aprovada no Encontro Nacional do Partido, que orienta elevar a autoridade e a força das direções partidárias no sentido de liderar o projeto partidário, aplicar as diretrizes da nova política de quadros e realizar uma ampla revisão organizativa das bases partidárias desde já.

A reunião finalizou com informes sobre eventos partidários e dos movimentos sociais. Dalva fechou a reunião reforçando em especial a reunião do Comitê Municipal no dia 11/05 e a necessidade das bases partidárias deflagrarem discussão acerca do documento aprovado e da Carta-Compromisso.

De Belo Horizonte,
Fagner Sena