Manuela debate Internet e redes sociais para prefeitos mineiros

A deputada Manuela d`Ávila, reconhecida nacionalmente pela pontual relação que possui com os cidadãos através das redes sociais, palestrou na manhã desta quarta-feira, em Belo Horizonte. Convidada pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a deputada teve como tema central de sua palestra as novas tecnologias e as políticas públicas. Para Manuela, a boa política se faz com transparência e participação e as redes sociais servem como propulsores disso.

Manuela em Minas - Gustavo Alves

Manuela iniciou a palestra lembrando que, apesar do alto custo da internet, o Brasil apresenta significativo crescimento da internet. A parlamentar também falou sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), traçando um paralelo entre o plano de países como a Coreia do Sul e os EUA.

Segundo a parlamentar, o advento da sociedade da informação tem levado as organizações do setor público a repensarem suas estruturas e seus mecanismos de funcionamento, de modo a estabelecerem verdadeiramente uma interação com o cidadão. As mudanças protagonizadas pela prática nas novas Tecnologias da Informação nos permitem uma comunicação e, principalmente, uma política diferenciada hoje: mais barata, mais participativa, mais transparente e mais limpa.

A gestão interativa ultrapassa a simples informatização do acesso a serviços e requer, além de uma vasta revisão de procedimentos internos, uma alteração dos mecanismos de distribuição do poder e da informação no interior das organizações do Estado.

Entre os desafios apontados por Manuela estão a superação do regramento jurídico e administrativo do setor público para esta nova realidade; o investimento na capacitação dos funcionários e inclusão digital; e o incentivo à participação e a transparência.

Com as novas TIs, um grande passo foi dado na busca da transparência: o diálogo foi altamente potencializado. “E o diálogo direto, através de vários canais, sem interlocutores ou censura”, disse a deputada. Ela destacou, ainda, que a relação estabelecida através das redes é direta e objetiva; o contato dos cidadãos com o poder público é viabilizado através de diversos canais; e tudo isso acontece em uma velocidade muito rápida, afinal, essa é uma característica da comunicação via internet.

Monopólio


“Há algum tempo nossa preocupação era com o monopólio das grandes empresas de comunicação. Hoje, nosso olhar direciona-se para a democratização da informação, para o empoderamento do cidadão, que se torna produtor de informação. Informações antes distantes dos cidadãos – como reuniões em que se decide o futuro de municípios, por exemplo – já não mais precisam passar pela criteriosa avaliação da mídia tradicional para sua disseminação. A notícia cai na rede e é reproduzida. É o que fazemos no mandato. Na busca da transparência, as redes sociais são parceiras”, disse a parlamentar.

O fato é que as redes são, hoje, parte do cotidiano de um trabalho que tem como alicerce a prestação de contas constante, que visa ao benefício da população. Que quer ser (e é) todos os dias a voz da população na Casa Legislativa. “Se somos escolhidos pelos cidadãos para legislarmos – como é o caso da Câmara – devemos, então, ouvir aqueles que lá nos colocaram”, ressaltou Manuela.

“A redes nada mais são do que isso: o contato direto com aqueles para quem trabalhamos. Sem interlocutores, sem filtros, de forma democrática, economicamente viável e rápida. Isso nos permite combater a imagem difundida da política em descrédito ao mesmo tempo em que reforça o dinamismo, a transparência e a representatividade que a boa política exige”, finalizou Manuela.