Minas: Encontro mostra força do PCdoB entre os trabalhadores

Minas Gerais saiu na frente e foi o primeiro estado a realizar o Encontro de Trabalhadores do PCdoB. O evento aconteceu nesta sexta-feira (6) e reuniu 76 militantes no Centro de Referência do Professor, em Belo Horizonte. Durante todo o dia, os comunistas debateram o documento que serve de base do Encontro Nacional, que se realizará dos dias 20 a 22 de maio, em Salvador.

Encontro dos Trabalhadores de Minas - Kerison Lopes

Num evidente sinal de renovação, o debate misturou falas de experientes sindicalistas e jovens que pela primeira vez frequentavam aquele ambiente. Por sinal, o principal destaque ficou nos jovens, como os quatro metalúrgicos que trabalham na região de Betim e de Juliana, que participa de um Sindicato de Trabalhadores Rurais. Todos eles, pela primeira vez, participam de uma diretoria de sindicato.

O fato foi comemorado pelo secretário sindical do PCdoB Minas, João Batista Cassiano: “essa renovação dos quadros nos traz uma confiança no salto que estamos dando. Nos traz a certeza do seguir em frente”. Para o dirigente, o PCdoB cresceu entre os trabalhadores mineiros e encontros como aquele servem para fazer um balanço do trabalho e planejar as novas ações. João afirma que uma grande delegação está sendo preparada para representar Minas no encontro em Salvador.

Presença

Para a presidente do PCdoB Minas, deputada Jô Moraes, o encontro surpreendeu até os organizadores pela ampla presença. “Ele reforça o espírito classista, que foi presenciado nos depoimentos, que mostraram grande ligação com o chão de fábrica”. Segundo a parlamentar, os debates demonstraram a justeza do documento apresentado pela direção para ser debatido pelos militantes durante e na preparação do Encontro Nacional dos Trabalhadores.

Com a incumbência de representar a direção nacional do PCdoB, João Batista Lemos apresentou as diretrizes que têm direcionado o trabalho dos comunistas na frente de trabalhadores. “Cada vez mais reforçamos a questão da centralidade nos trabalhadores para crescer a influência do PCdoB na sociedade. Essa centralidade tem caráter estratégico. Os trabalhadores têm que direcionar sua potencialidade para a conquista do socialismo”, defendeu Lemos, que entende os trabalhadores como a força motriz da sociedade, a mais numerosa. “Foi essa maioria que garantiu a vitória da presidente Dilma, que foi eleita graças aos votos da classe trabalhadora”.

Criação da CTB

Batista, que fez parte da geração que ajudou a derrubar a ditadura com as greves no ABC paulista do fim da década de 1970, fez um relato sobre o que se seguiu desde então na organização dos trabalhadores. Para ele, o êxito maior dos comunistas nesses últimos anos foi a criação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e o seu crescimento demonstrado na atualidade.

O dirigente nacional explicou que o Programa Socialista do PCdoB apontou a prioridade na luta eleitoral, na luta de ideias e na luta social. “Nesse sentido, para direcionarmos nossa ação, temos que ter consciência de que o sindicato é a principal organização de massa existente, por isso é a prioridade do nosso trabalho”.

Na condição de anfitrião do Encontro, Gilson Reis, que além de presidente do Sinpro Minas é presidente também da CTB mineira, fez um relato da grande luta vivenciada pela sua categoria no último período, que promoveu uma greve que se arrastou por nove dias. Para Gilson, a grande lição que ficou da vitoriosa paralisação foi a importância de ter diretor sindical no local de trabalho. “Onde temos um representante, temos organização, temos mais força, onde não temos, o patrão tem mais capacidade de influenciar”, opinou Reis.

Jovens

Representando a nova geração de sindicalistas comunistas, muitos jovens falaram e relataram suas experiências. Novas falas, entoadas de novas idéias de organização. Para Robson, um dos novos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, a abordagem aos jovens trabalhadores deve ser feita em variados espaços, como nas portas de escolas. “Muitos jovens não sabem o que é sindicato e quando eles entram nas empresas os patrões fazem uma lavagem cerebral. Se entrarem mais conscientes, estarão mais preparados para se engajarem”, opinou o jovem sindicalista.

Outra face jovem dos comunistas trabalhadores, mas com a experiência de ter sido reeleita à frente do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Lima, a presidente Letícia Araujo, opinou que atividades como aquele encontro são importantes para o resgate da vocação fundamental do partido e para a integração dos comunistas atuantes no movimento sindical.

Da redação do Vermelho em Minas Gerais