Sem categoria

Soldados russos marcam 66º aniversário da vitória sobre fascismo

Cerca de 20 mil soldados russos, mais de 50 unidades de técnica de combate e cinco helicópteros de guerra desfilaram nesta segunda (9) pela praça Vermelha, no 66º aniversário da vitória sobre o fascismo.

O desfile começou com a passagem em revista do ministro da Defesa russo, Anatoly Serdiukov, acompanhado pelo chefe do Distrito Militar de Moscou, portadores da bandeira nacional e do estandarte da vitória, trazido especialmente do Museu das Forças Armadas.

Após, no piso pavimentado da Praça Vermelha, passaram as unidades da guarda de honra, enquanto Serdiukov, depois de saudar as tropas, se juntou na tribuna ao presidente russo, Dmitri Medvedev, e ao primeiro-ministro Vladimir Putin.

O desfile pelo chão de paralelepípedos da Praça Vermelha foi aberto pela Academia Geral das Forças Armadas, a universidade militar do Ministério da Defesa, a Academia Aérea Zhukovsky e Gagarin, além da Escola de Artilharia de Yaroslavsky e o instituto naval do Báltico "Ushakov."

A marcha aconteceu em blocos de cerca de 150 homens e cada representação contou com pelo menos dois deles.

Um batalhão de fuzileiros navais também passou em frente à tribuna, localizada diante do mausoléu de Lênin, que ficou desta vez atrás de uma bandeira com uma foto do desfile da vitória, realizado há 66 anos.

O desfile da técnica militar foi aberto por 13 carros blindados Tigre, os blindados de transporte BTR-80, os carros de guerra da infantaria BMP-3, os tanques T-90A, 12 caminhões de autopropulsão Msta-S e oito sistemas de autopropulsão Buk- M2 e os sistemas de fogo TOS.

A isso se somaram os sistemas de mísseis Smerch, os multissistemas antiaéreos S-400 e os complexos de mísseis Panshir-C e Iskander-M, assim como três portadores do intercontinentais Topol-M.

A cerimônia foi encerrada por cinco helicópteros com as bandeiras da Marinha russa. No final da cerimônia, Medvedev se reuniu com os chefes dos blocos que desfilaram pela Praça Vermelha.

Como informação histórica, o Vermelho publica, abaixo, o pronunciamento de Josef Stalin à nação, no dia 9 de Maio de 1945, dia da vitória da União Soviética sobre a Alemanha fascista:

Pronunciamento de Josef Stalin à nação em 9 de Maio de 1945*

Camaradas! Compatriotas!

O grande dia da vitória sobre a Alemanha chegou. A Alemanha fascista, derrotada pelo
Exército Vermelho e pelas Forças Aliadas, reconheceu sua derrota e anunciou sua rendição incondicional.

No dia 7 de Maio o documento preliminar da rendição foi assinado na cidade de Rheims. No dia 8 de Maio os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e do Alto Comando das Forças Armadas Soviéticas, assinaram em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite do dia 8 de Maio.

Sabendo dos hábitos sujos das autoridades alemãs, que consideram acordos como apenas um pedaço de papel, nós não temos nenhuma base para confiar em suas palavras. Mas, a partir dessa manhã, as tropas alemãs, ao preencherem a ata de rendição, começaram, em escala massiva, a entregar suas armas e suas tropas a nós.

Isso não é apenas um pedaço de papel. Essa é a real rendição das Forças Armadas da Alemanha. Entretanto, um grupo de tropas alemãs na região da Checoslováquia está ainda se recusando a render-se. Mas eu espero que o Exército Vermelho os traga logo à realidade.

Agora nós podemos legitimamente anunciar que o histórico dia da derrota final da Alemanha chegou. O dia da grande vitória da nossa nação sobre o imperialismo alemão.

O grande sacrifício que nós tivemos de suportar em nome da liberdade e da independência da nossa Terra-Mãe, os incontáveis sofrimentos e perdas que nossa nação sofreu durante a guerra, o duro trabalho que tivemos, tanto no front quanto na retaguarda, nós oferecemos ao altar da vitória. Não foi em vão e foi coroada com a completa vitória sobre o inimigo.

A antiga luta das nações eslovacas para sua existência e independência terminou com
vitória sobre os invasores alemães e sobre a tirania alemã.

De agora em diante, acima da Europa voará a grande bandeira de liberdade das nações e paz entre as nações.

Três anos atrás, Hitler anunciou para todo o mundo que entre suas metas estava a
desintegração da União Soviética, dilacerando com isso o Cáucaso, a Ucrânia, a
Bielorússia, as Nações Bálticas e outras regiões. Ele disse abertamente: "Nós
destruiremos a Rússia e ela nunca será capaz de se reerguer outra vez". Isso há três
anos. Mas as idéias loucas de Hitler não tiveram nenhuma chance de se tornarem realidade.

O progresso da guerra os destruiu completamente. De fato, a realidade está completamente contrária aos loucos sonhos de Hitler. A Alemanha está destroçada. As tropas alemãs declararam sua rendição. A União Soviética está celebrando vitória, a despeito do fato de resolutamente não querer nem dividir nem destruir a Alemanha.

Camaradas!

A Grande Guerra Patriótica terminou com nossa completa vitória. Os tempos de guerra na Europa chegaram ao fim. O tempo de desenvolvimento pacífico está começando.

Meus caros compatriotas, eu desejo a vocês tudo de melhor com a vitória!

Glória para o nosso heróico Exército Vermelho, que defendeu a independência da nossa terra-mãe e derrotou o inimigo!

Glória para a nossa grande nação, a nação triunfante!

Glória eterna aos heróis que morreram durante a guerra e deram suas vidas para a
liberdade e felicidade de nossa nação! 

Josef Stalin