Sem categoria

"Corte do Pau" dá início a Festa de Santo Antônio em Barbalha

A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, no Ceará, uma das mais significativas manifestações da cultura popular tradicional, tem seu marco inicial esta sexta-feira (13) com o Corte do Pau – o corte da árvore para fazer o mastro que erguerá a bandeira simbolizando o início do período de louvor ao Santo. No dia 29, um cortejo percorrerá nove quilômetros, transportando o mastro de 20 metros de comprimento e duas toneladas até o patamar da Igreja Matriz.

"Corte do Pau" dá início a Festa de Santo Antônio em Barbalha

A tradição do ritual profano que introduz as festividades em homenagem ao padroeiro de Barbalha se repete desde os anos 40 do século 18. Ação iniciada como ato de devoção e fé, onde os carregadores cumpriam promessas por graças alcançadas, o carregamento do pau da bandeira de Santo Antônio tornou-se um fenômeno cultural estudado por pesquisadores e intelectuais de várias partes do mundo, por ter se tornado uma “romaria” em que o simbolismo reunido em torno de um objeto de adorno a um Santo diminui as fronteiras entre sagrado e profano.

Seguindo a tradição, o corte aconteceu nesta sexta-feira, pela manhã, a partir das 7 horas. O grupo de carregadores sai do Mercado Municipal e vai ao Sítio São Joaquim, realizar o corte. Uma vez cortado, o mastro é colocado na chamada “cama do pau”, permanecendo ao sol para secar e ficar um pouco mais leve. No dia 29 desse mês, ao fim da tarde, os carregadores saem em cortejo, do Sítio São Joaquim até o centro do Município, percorrendo cerca de nove quilômetros e chegando, por volta das 2 horas, para fincar o mastro no patamar da Igreja Matriz.

A programação especial aberta ao público esta sexta-feira acontece na Praça Filgueira Sampaio (antigo Calçadão) e tem início às 18 horas, com apresentação de banda cabaçal. Destaque especial para o lançamento do documentário de autoria do cineasta cearense, Rosemberg Cariry, que levou para as telas a manifestação da religiosidade e da festa popular, com o filme “Festa do Carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio". Após o corte do pau, acontece show com “Os Peleja”, a partir das 21 horas.

“Destacamos de modo especial o lançamento do documentário, feito pelo Iphan ano passado, com um registro da festa, e apresentado à população esta sexta-feira”, afirma Dorivan Amaro dos Santos, secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, ressaltando que uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estará presente à cidade esta sexta. “Todos estão convidados a participar desse momento especial para a cultura de Barbalha e do Ceará como um todo”.

A Festa de Santo Antônio de Barbalha tem como marco o cortejo do carregamento do pau, dia 29, seguido de missa, de apresentações de 90 grupos folclóricos e de uma extensa programação de shows musicais, que continua até 13 de junho. Ao longo desse período, a cidade conta com dois palcos: um no Largo do Rosário (Marco Zero) e outro no Parque da Cidade. Sempre com programação musical até a madrugada, com direito a muito forró, com atrações de destaque local e nacional.

De Barbalha
Dalwton Moura