Arpub disponibiliza spots sobre a universalização da banda larga

A campanha pela democratização da comunicação e o acesso de todos os brasileiros a um serviço de banda larga com qualidade e baixo custo ganhou ferramentas importantes esta semana. A Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) acaba de disponibilizar em sua página na internet seis novos spots sobre o tema, que poderão ser utilizados em rádios de todo o país e também baixados pela rede.

Produzidos pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, os spots de 30 segundos cada tratam da campanha pela universalização da banda larga, da necessidade de democratizar a comunicação e também sobre o marco regulatório e estão sendo reproduzidos por emissoras de rádios de todo o país, segundo o presidente da Apurb, Mário Sartorello. O material está disponível para dawnload na página da entidade (www.arpub.org.br).

A Associação se coloca na luta pela democratização da comunicação desde a sua criação, em 2007, quando começou a participar de diversos fóruns de discussão sobre a necessidade da realização de uma conferência de comunicação. “Participamos da preparação da Conferência, sempre defendendo a questão da democratização da comunicação como uma bandeira a ser difundida. Para tanto, produzimos spots, matérias jornalísticas e entrevistas, sempre defendendo, antes de mais nada, o entendimento da comunicação como um direito humano. Estas sempre foram as nossas bandeiras”, acrescentou Sartorello.

Antes da Conferência de Comunicação, em 2009, a Arpub lançou também uma cartilha com dez teses sobre a comunicação, defendendo questões como o fortalecimento da comunicação pública, da comunicação comunitária, o combate ao oligopólio na radiodifusão, a questão da transparência das concessões, a criação do Conselho de Comunicação até chegar à questão da banda larga, com a universalização do acesso à internet no Brasil.

A Apurb se coloca na questão da defesa da comunicação em várias frentes e a da banda larga é uma delas. “Nós consideramos fundamental ampliar o acesso à internet no Brasill, já que este é um dos principais meios de comunicação da atualidade, um instrumento de comunicação fantástico. Foi por isso que nós entramos nesta campanha. Temos uma rede de 54 rádios públicas em todo o país, entre rádios universitárias, rádios públicas ligadas aos governos federal, estaduais e municipais e rádios educativas. Então, a gente tenta usar esta rede para unificar e amplificar esta campanha fazendo com que as informações cheguem a todo país ao mesmo momento”, ressalta Sartorello.

De Salvador,
Eliane Costa