Deputados discutem importância do gás natural para a Bahia

A importância do gás natural na economia e desenvolvimento da Bahia será o tema da reunião realizada na terça-feira (17/05), às 9h30, na Assembléia Legislativa. Atendendo a convite da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, fará uma apresentação sobre o tema, já que o estado tem a maior média nacional de participação de gás natural na matriz energética industrial (25%) e é o terceiro maior consumidor de gás no país.

Concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) alcançou resultados significativos nos últimos quatro anos fortalecendo seu papel como um importante agente para o desenvolvimento socioeconômico regional, principalmente através de sua expansão. Como resultado da política de investimentos, com ênfase na otimização dos recursos, a rede de gasodutos da empresa, que fechou o ano de 2010 como a maior do Nordeste, com 609 km, deverá ser ampliada para 665 km até o final deste ano, num investimento de aproximadamente R$ 60 milhões.

De importância estratégica, a interiorização do gás natural canalizado insere a companhia no processo de descentralização econômica do Governo do Estado, com participação integrada em projetos de macro desenvolvimento para as regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, a exemplo do Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, o Aeroporto Internacional de Ilhéus e a Zona de Processamento de Exportações.

Focada na crescente demanda do mercado industrial baiano, a companhia investiu em expansão e modernização da malha, além de se antecipar às necessidades da indústria em novas áreas de atuação, realizando estudos de mercado e captando importantes clientes no Sul e Extremo Sul, o que permitirá significativo aumento de vendas.

Em 2011, por exemplo, deverá ser iniciado o consumo de dois clientes-âncora no sul do Estado. A partir do city-gate de Eunápolis, a companhia abastecerá a Veracel e a partir do city-gate de Mucuri, a Suzano Papel e Celulose. Também está previsto para este ano o início do atendimento ao polo de mineração e comércio do sudoeste baiano que, com as vantagens competitivas do gás natural, se tornarão ainda mais atraentes para novos empreendimentos.

Fonte: Ascom da Bahiagás.