Juazeiro-BA discute gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva

A 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com foco na coleta seletiva reuniu na tarde da última sexta-feira (13/5) representantes dos setores de meio ambiente, serviços públicos, assistência social, educação, dentre outros, para uma discussão sobre o tema.

O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro, municio do norte da Bahia, com destaque para o diagnóstico da necessidade de continuidade dos planos e ações, que deverá ser realizado por um trabalho integrado.

O evento cumpriu a primeira etapa de capacitação de lideranças e equipes municipais de gestão da contratação consorciada dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos urbanos e operação de unidades de manejo de resíduos sólidos pelos municípios integrantes do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONTESF). Os temas centrais da discussão giraram em torno da perspectiva de melhoria na qualidade dos serviços prestados na limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos

No primeiro momento, os participantes puderam se apresentar e falar sobre suas experiências e expectativas. Posteriormente discutir propostas e alternativas para o gerenciamento dos resíduos, formar grupos de trabalho e elaborar um plano de ação. A palestrante e técnica ambiental Maria Cristina disse que o tema deve ser sempre abordado de forma interdisciplinar e holística. “A partir de agora deve ser firmado um compromisso para uma articulação local que possa ser atuante e que trabalhe com todos os segmentos, pois esse é um objetivo que deve ser abraçado por todos”, justificou.

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, também destacou o trabalho integrado para obtenção de resultados. “Nós temos que envolver o todo. Sabemos que é grande o desafio, mas esse é um trabalho de conscientização que deve começar em casa com a separação do nosso lixo”, ponderou.

“Nós temos um bom exemplo de que a coisa funciona se trabalharmos com informação e educação. O recolhimento de embalagens tóxicas nos perímetros irrigados é algo que deu certo. Temos que massificar o tema para que a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com foco na Coleta Seletiva passe a funcionar e a ser uma realidade em nosso município”, disse o engenheiro agrônomo e produtor rural, Josival Barbosa. A gerente de RH e Planejamento Estratégico da SEDUC, Mary Adriana, falou sobre a importância da oficina, “momentos de sensibilização e informação como esse são essenciais para que a gente discuta o tema de maneira séria e planejada. O nosso sonho é que um dia essas discussões não precisem mais acontecer porque o cuidado com o meio ambiente já fará parte do nosso comportamento natural”.

Fonte: Ascom da prefeitura de Juazeiro na Bahia.