Aracaju ganha sinalização turística

Edvaldo ajudou a instalar a primeira placa de sinalização turística e falou da importância do projeto para a consolidação de Aracaju como destino turístico.

Aracaju ganha sinalização turística

A poucos dias da realização do Forró Caju, um dos maiores eventos culturais do Brasil, a capital sergipana acaba de ganhar um grande elemento a favor do desenvolvimento urbano e turístico: trata-se das placas de sinalização turística, que acabam de ser implantadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

A primeira placa foi afixada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na praça da Bandeira, na manhã desta segunda-feira, dia 16, em solenidade que contou com a presença de autoridades do trânsito, vereadores, deputados, representantes da imprensa e da própria sociedade civil. Ao todo, serão colocadas 176 placas em todos os pontos turísticos da cidade. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a renovação de toda a sinalização turística representa um avanço não só para o desenvolvimento turístico como também para a mobilidade urbana local.

"As placas serão colocadas em praticamente todos os pontos turísticos da cidade, o que vai ajudar os turistas a se localizarem em qualquer ponto onde estejam. Além disso, os próprios aracajuanos terão mais um elemento urbano que os ajude a se localizarem melhor no trânsito. Trata-se de um investimento direcionado também à mobilização urbana", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Com recursos do Governo Federal – através do Ministério do Turismo, apoio do Estado, e contrapartida do município, o projeto de sinalização turística conta com um investimento de R$ 2,4 milhões. Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, a implantação da sinalização turística já era uma demanda antiga.

"Na confecção das placas, utilizamos aço galvanizado a quente, apropriado para cidades litorâneas, que tem o fenômeno da maresia, como Aracaju. É uma tecnologia que ajuda a conservar as placas por até 20 anos sem problemas de enferrujamento ou algo parecido", disse Samarone. "Outro grande detalhe é que toda a sinalização segue um padrão internacional. As cores e os símbolos permitem que, mesmo as pessoas que não sabem ler, decifrem o que significa o monumento em questão, o local, entre outras coisas", complementou o superintendente.

"Com informações da Agência Aracaju de Notícias"