CEBRAPAZ realiza Oficina Construindo uma Cultura de paz

Neste final de semana esteve no Espírito Santo, a Presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes e o Jornalista Jaime Sautchuk do CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Lula pela Paz, para realizar a Oficina de Formação Construindo uma Cultura de Paz.

Cebrapaz es

O evento faz parte do projeto Balcão de Direitos em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o objetivo de formar formadores no tema Paz e os Direitos Humanos. O Projeto Balcão de Direitos, será executado em mais doze estados finalizando com um Seminário Internacional.

Durante palestra e também em entrevista ao Vermelho Capixaba, a Presidente do Conselho Mundial da Paz Socorro Gomes, falou da importância e da atualidade de se discutir e fortalecer a Cultura da Paz não só no Espírito Santo, que é um dos estados mais violentos do país, mas também em todo o Brasil.

Ela considera que a humanidade está ameaçada por uma cultura de violência que estigmatiza comportamentos violentos em escala global que se refletem mesmo no convívio social, nas escolas, nas famílias a até no trânsito das grandes cidades. A questão da luta contra a guerra em todas as suas formas é uma luta de todas as pessoas, todos os trabalhadores, e não só dos intelectuais.

Socorro alerta que o debate por uma Cultura de Paz deve estar no topo da agenda, colocada como um direito social, já que a América Latina está cercada por bases militares estadunidentes, incluindo uma Base da Otan nas Ilhas Malvinas, que ameaça todo o Continente.

Os EUA consomem 46% do orçamento militar mundial, ocupam todos os Continentes, todos os mares e o espaço sideral. Devido ao seu grande consumo energético, é necessário que eles tenham o controle sobre as fontes de energia do mundo. Eles controlam a diplomacia, os mais importantes fóruns econômicos, mas não tem o controle dos recursos energéticos necessários para a manutenção de sua economia, para tanto usa a diplomacia e até as armas se for necessário. Por isso a localização destas bases é feita considerando o mapa dos recursos naturais e as rotas comerciais. Por exemplo: no Brasil Água, Petróleo e Biodiversidade, Venezuela – muito petróleo e na Bolívia o gás.

No Atlântico Sul a presença da Quarta Frota da Marinha de Guerra, subordinada ao Comando Sul da Flórida, que é um comando de ataque, demonstra o verdadeiro propósito dos EUA, que torna impossível justificar os propalados objetivos humanitários desta, que é a mais moderna frota em atuação, se ela vem armada até os dentes inclusive com capacidade de realizar ataques nucleares.

Informa que utilizando campanhas apoiadas por uma mídia local pautada pela mídia internacional, os EUA assacam governos como os do Equador, Bolívia e Venezuela e que o passado não os recomenda já que eles apoiaram varios golpes contra governos populares e democráticos na Região, colocando em seu lugar ditaduras subservientes que cometeram atrocidades contra seus povos.

Por isso os governos da America Latina criaram fóruns independentes sem representação dos EUA como Unassul, Alba e fortalecem o Mercosul, propondo até a criação de um Conselho de Defesa Sul Americano para que juntos esses países possam resolver seus conflitos sem interferência.

Socorro Gomes também demonstra que mesmo no governo de Obama e com a crise no orçamento aumentou em quase 6% o orçamento militar no último ano e continua a mesma política intervencionista no Afeganistão e no Iraque e as atrocidades em Guantânamo. Contando com o apoio de uma ONU instrumentalizada, criaram ameaças a Síria e Líbia onde sob o pretexto de defender os civis provocam mortes e violência. A ideologia do Governo Bush de classificar os países que discordam da ideologia norte-americana de membros do chamado “Eixo do Mal” também foi mantida. Afirma também que os EUA não tem moral para questionar o desenvolvimento nuclear de outros países, já que são detentores de arsenal tremendo capaz de destruir o planeta varias vezes.

Socorro explica que a Guerra é um patamar superior da política, utilizada quando esta última não é capaz de resolver os conflitos e que se torna ameaça mais perigosa ainda quando debaixo de uma crise, o mundo tenta resolver problemas que não tem solução neste atual sistema, por isso a luta pela paz assume um caráter revolucionário. Também ressalta a característica mais cruel das guerras pois atingem principalmente as mulheres, as crianças e os idosos.

De qualquer forma – afirma Socorro – a história já provou que o imperialismo não é incontestável e já sofreu derrotas históricas e que o poder dos EUA está sofrendo de decadência moral e não só política permitindo que grandes mudanças possam ocorrer quando o povo tem consciência de se organizar e vai para as ruas, pois para ter paz é preciso ter independência e soberania.

Informa que a realização do seminário no ES é exitosa e que o estado terá condição de ser representado pela sua delegação no Seminário Internacional que acontece em São Paulo nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2011.

Num breve resumo histórico da entidade, Socorro disse que no Brasil, após a invasão do Iraque, os movimentos sociais entenderam que havia necessidade de uma organização para luta pela paz e assim em 2004 nasceu o CEBRAPAZ, que é a mais nova entidade filiada ao Conselho Mundial da Paz, e atualmente exerce a Presidência desse Conselho. Socorro destacou, dentre suas realizações, a presença atuante em diversas conferências mundiais, o lançamento da Campanha contra as bases estrangeiras na América Latina e as ações de protesto contra o Golpe em Honduras.

Para concluir, ressalta que na América Latina é fundamental contestar a ameaça imperialista e reforçar a auto-determinação dos povos para que num ambiente de paz se possam conquistar os outros direitos fundamentais com uma sociedade mais justa e igualitária.

Do Vermelho Capixaba