PCdoB/RN : Desafios e complexidades

Por Wellington Duarte*

O PCdoB/RN tem um desafio diante de si : ser mais comunista e estar mais presente na sociedade potiguar. A saída do ex-prefeito de Caicó, Roberto Germano, inegável liderança de massas do Seridó, nos leva necessariamente à uma reflexão de como aprimorar a nossa organização e de como poderemos marcar a nossa presença nas eleições municipais de 2012.

Essa necessária reflexão nos leva inexoravelmente a debater sobre a linha de massas, inegavelmente correta, e as formas de dirigir o Partido. E mais : o que trava o crescimento do nosso Partido em Natal? Por que não conseguimos avançar na militância, na formação, na divulgação das nossas idéias e pífia contribuição financeira que chega ao Partido?

Nossos dirigentes, em alguns momentos, parecem se deixar levar pelo “canto da sereia” dos votos e imediatamente colocam o Partido como suporte dessas lideranças que pouco se interessam pela vida orgânica do PCdoB. É um grave erro político que nos leva a perder a nossa perspectiva de que somos um partido revolucionário e não um aglomerado de chefetes locais,com filiados ao seu redor. O PCdoB não é assim.

Nossa tarefa é, sem dúvida, complexa, pois nos movimentamos numa sociedade marcada por uma formação histórica patrimonialista, em que o aparato estatal é o verdadeiro centro de poder e, por conseguinte, os partidos são apenas um estágio para se chegar ao que realmente importa : a ocupação de espaços dentro do governo.

Nos movimentamos através de siglas que pouco importam, e onde são os agentes políticos, que se baseiam em famílias, agrupamentos, clãs e verdadeiras máfias para a tomada de decisões políticas. Sem essa compreensão, continuaremos a reproduzir esse sistema atrasado. Não que isto signifique a “clausura ideológica”, mas que sirva de alerta para os nossos dirigentes, referência política tanto dos militantes como dos filiados.

O caminho a ser trilhado pelo PCdoB, no preparo para as eleições municipais de 2012, os dirigentes devem ter uma postura que busque o equilíbrio entre a complexa realidade que o cerca e as atitudes comunistas, essenciais para o fortalecimento do nosso Partido.

 

*Wellington Duarte é professor do Departamento de Economia da UFRN
Diretor de Política Sindical da ADURN
Diretor de Política Educacional da CTB-RN
Diretor do DIEESE-RN
Membro do Diretório Municipal do PCdoB-Natal
Membro do Diretório Estadual do PCdoB
Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Planejamento do RN
Conselheiro do CORECON-RN