UEE-AM elege nova diretoria no maior congresso de sua história

No último sábado (14), se encerrou o V Congresso da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM). O clima de euforia, irreverência e a presença de mais 300 pessoas que lotaram o auditório Paulo Burheim da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), dentre delegados e observadores, fizeram da atividade uma espécie de clássico de futebol. No final, a estudante de História da universidade que recebeu o congresso, Beatriz Calheiro, foi eleita a nova presidente da entidade.

Em sua quinta versão, o congresso da UEE-AM bateu todos os recordes da versão anterior. A participação de estudantes de 12 municípios e representantes de inúmeras instituições de ensino superior de Manaus tornou este o maior congresso já realizado pela entidade.

Convidados de peso deram um tom especial a atividade. A programação trouxe o presidente de honra da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Yann Evanovick, a vereadora Lúcia Antony (PCdoB), o pró-reitor de Extensão da UFAM Frederico Arruda, o diretor jurídico da UNE Luis Felipe Maciel e muitos outros que elevaram a qualidade das discussões.

Mas o debate político qualificado foi apenas um dos aspectos que se sobressaíram no congresso. A intervenção cultural foi garantida pelo Grupo de Dança Regional, que atraiu a atenção e caiu no gosto dos participantes. Além disso, várias plenárias se realizaram paralelamente a programação. A reunião chamada pelo recém empossado DCE-UFAM, por exemplo, foi uma das mais mobilizadas. A mesma iniciativa tiveram os estudantes dos municípios, que se reuniram no alojamento e construíram um caderno de propostas que visam romper os entraves relacionados à interiorização do ensino superior.

O legado deixado pelas duas últimas gestões, então presidida pela estudante Maria das Neves, deixou a UEE-AM neste patamar. Vários DCE’s e centros acadêmicos estão ligados a rede do movimento estudantil depois das iniciativas desenvolvidas no último período.

E mesmo em meio a tantos debates, os movimentos organizados optaram pela unidade a fim de fortalecer as mobilizações da UEE-AM. O resultado foi a formação da vitoriosa chapa “Da Unidade vai Nascer a Novidade” que só não teve o voto do membro da chapa “UEE é pra lutar”.

I Seminário de Meio Ambiente da UNE

O seminário da UNE para promover o debate sobre o meio ambiente abriu o congresso da UEE-AM. Realizado no maior auditório da UFAM, Eulálio Chaves, a atividade contou com a presença da senadora Vanessa Grazziotin e da Secretária de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Nádia Ferreira.

Sem o caráter de definir posicionamento à respeito de temas da área, a atividade despertou para a necessidade do assunto ganhar mais força na luta dos estudantes. A definição pelo modelo da sustentabilidade como opção pelo trato aos diversos biomas existentes no país, no entanto, foi a definição geral aprovada pelos participantes.

De Manaus,
Anderson Bahia