Estudantes do FLOCA repudiam mercantilização da meia-entrada

 

Na última sexta-feira, dia 13, os estudantes da Escola Estadual FlorianoCavalcante realizaram Assembléia Geral e aprovaram uma moção deapoio à Identidade Estudantil Eletrônica. Na última semana, o DER(Departamento de Estradas e Rodagem) inabilitou a UNE e a UBES para o sistema de meia passagem intermunicipal, mesmo sendo as duas entidades as únicas citadas pelo decreto que garante o direito. Ambas entraram com pedido de reconsideração, cuja decisão será publicada nesta semana.

Para o Vice-Presidente da UMES (União Metropolitana dos EstudantesSecundaristas), Pedro Henrique, não há motivo para as entidadesestarem inabilitadas. “Mais de 60 mil estudantes já adquiriram aIdentidade Estudantil Eletrônica da UNE e da UBES, entre carteirasgratuitas e pagas a R$ 4,40. Nós unificamos todos os direitos em umsó cartão, gerando economia e praticidade. Isso revoltou aquelesque ganham dinheiro todos os anos com um direito que não foram elesque conquistaram. O recurso da carteira de estudante precisa retornaraos estudantes, organizando-os em grêmios estudantis e defendendonossos direitos.”

Para Monique, estudante do FLOCA, os estudantes deram uma grandedemonstração de que repudiam as empresas de carteiras estudantis.“Defendemos e aprovamos, consensualmente, uma nota que expressa aimportância de nós estarmos organizados para fortalecer o movimentoestudantil. A presença de vários presidentes de grêmios, diretoresda UMES e da UBES aqui ao longo dos últimos meses é a grandedemonstração de que o movimento secundarista voltou a ficar forteem Natal”.

Eduardo Silvestre, Diretor de Esportes da UMES, avaliou que o GrêmioEstudantil Paulo Freire será muito bem-vindo às plenárias eatividades da UMES e da UBES. “Hoje os estudantes da EscolaEstadual Floriano Cavalcante engrossam o coro que reivindica 10% doPIB pra educação, que defende o movimento estudantil legítimo eque vai conquistar o fortalecimento da meia-entrada. Estamos todosmuito orgulhosos, é um dia muito importante para nós”, finalizou.

Pedro Henrique afirmou que ao longo da próxima semana diversasescolas estarão aprovando nota em apoio à Identidade EstudantilEletrônica para apresentar a opinião dos estudantes sobre a questãoe não daqueles que comercializam a carteira de estudante.

Leiam abaixo a nota dos estudantes do FLOCA.

NOTA DOS ESTUDANTESDO FLOCA

Em marçodeste ano, a UBES assinou um convênio que garante a todo estudanteda rede pública municipal, estadual e federal de Natal,gratuitamente, a Identidade Estudantil Eletrônica. É uma inovaçãopor permitir que em um único cartão nós tenhamos acesso aosdireitos à meia-entrada e ao meio passe estudantil.

Na últimasemana, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) inabilitou a UBESe a UNE no credenciamento para o direito à meia passagemintermunicipal. Mesmo o decreto estadual da meia passagemintermunicipal estabelecendo que essas duas são as únicas entidadesestudantis responsáveis pelo acompanhamento e controle desse direitono RN. Aliás, não fossem as passeatas mobilizadas pela rede deentidades organizadas na UBES e na UNE, até hoje a meiaintermunicipal seria apenas um sonho dos estudantes potiguares.

Empresáriosde carteiras estudantis do RN aproveitaram a oportunidade para, aoinvés de defender os 50 mil estudantes prejudicados com a decisãodo DER, tripudiar e atacar a União Nacional dos Estudantes e a UniãoBrasileira dos Estudantes Secundaristas. Repudiamos o comportamentodaqueles que durante anos lucraram com o nosso direito àmeia-entrada, mercantilizando a carteira de estudante e enfraquecendoo movimento estudantil.

EmAssembléia Geral de Estudantes, neste dia 13 de maio de 2011, nós,estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante, expressamos nossoapoio à moralização da meia-entrada em Natal através daIdentidade Estudantil Eletrônica e nossa disposição parafortalecer e contribuir para que cada vez mais a meia-entrada sejarespeitada no Rio Grande do Norte.

Estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante reunidos em Assembléia Geral
13 demaio de 2011

Fonte: www.ujspotiguar.com.br