Eliana Gomes: o Estádio Presidente Vargas, a cidade e a Copa

Depois de um período de reformas, o nosso querido e prestigiado Estádio Presidente Vargas é devolvido para os amantes do futebol e para a cidade. Gostando ou não do esporte, a reabertura do popular PV devolve um importante espaço de sociabilidade para a cidade e reafirma sua importância para os/as fortalezenses.

Por Eliana Gomes*

O PV está localizado no Benfica, bairro histórico de nossa capital, e nos permite pensar sobre o direito à cidade em suas múltiplas dimensões. Pensar no ritual de "assistir aos jogos", no seu impacto na movimentação do entorno e da cidade, no clima de encanto espelhado nos olhos das crianças, na alegria de homens e mulheres apaixonados por futebol e por seus times, nações de todas as cores que se lançam para viver a cidade no que ela tem de melhor: felicidade, euforia, pertencimento. Parafraseando um dito da crônica futebolística: a cidade é uma bola.

O Presidente Vargas é patrimônio de Fortaleza não apenas pelas partidas de futebol memoráveis que abrigou. O PV pertence tão fortemente à cidade por ser um dos símbolos da Fortaleza que se transforma; terra tantas vezes construída sob si mesma ao longo de quase três séculos, tendo parte de seu patrimônio ambiental, histórico, arquitetônico e cultural destruído pela ganância do capital que determina os usos e desusos das cidades.

A Copa de 2014, um grande evento mundial privado e de mercado, acelerou a preservação de um patrimônio do povo por parte do poder público. O PV reformado em todas as suas dimensões já é parte do legado deste megaevento esportivo, cujos benefícios e consequências permanentes para o povo e a cidade devem fazer parte do planejamento urbano e da pauta das organizações populares.

A decisão da gestão municipal por reformar o estádio encontrou o compromisso e o trabalho contínuo do titular da Secretaria Municipal de Esportes, o comunista Evaldo Lima. Professor, Historiador, amante do futebol, Evaldo bem sabe o significado da recondução do PV às gerações cearenses que poderão desfrutar do seu esplendor.

Evaldo, em nome da gestão pública, promoveu o encontro da tradição com o moderno e o novo. Os portões e a iluminação mantiveram a forma que tinham antes. A entrada pela criativa e preservada fachada em art-dèco permite ver um estádio de instalações modernas e seguras presenteadas aos times, às torcidas e à nossa gente. Por tudo isso, o novo Presidente Vargas enche-nos de orgulho e vontade de protagonizar hoje o que gerações de lutadores/as nos legaram: a preocupação com o presente e o futuro.


* Eliana Gomes (PCdoB) é vereadora de Fortaleza