Sem categoria

Oposição tenta, mas não evita início das votações na Câmara

A oposição usou a urgência da votação do Código Florestal. Depois alegou que a MP das novas regras para licitação das obras da Copa estava irregular. E, por fim, insistia em convocar o ministro da Casa, Civil, Antônio Palocci, para explicar a origem dos seus rendimentos. Tudo para impedir a votação das Medidas Provisórias que trancam a pauta de votações da Câmara. Os governistas venceram a disputa, rejeitaram o requerimento da oposição convocando o ministro Palocci e iniciaram as votações.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), “junto com o governo, eles estão fazendo oposição ao Brasil”, disse, para evitar a votação do requerimento apresentado pela oposição convocando o ministro Palocci.

Vacarrezza convocou a base aliada para a derrubada do requerimento de convocação do ministro Palocci, afirmando que “vamos encerrar as manobras que a oposição quer fazer para não ter votação nesta Casa, vamos marcar o dia da votação do Código Florestal, estamos preparados para terça-feira à noite, às 20 horas, e vamos votar as medidas provisórias”, acrescentando que “se eles não têm preparo para enfrentar o debate democrático, nós temos e estamos votando”.

Para o líder em exercício da bancada do PT, deputado Pepe Vargas (PT-RS), a atitude da oposição prejudica o povo brasileiro. “A oposição não quer votar nada. São raras as sessões em que eles (oposição) não estão em obstrução e, mais uma vez, estão usando este expediente para impedir que a pauta ande. Quem perde é o povo brasileiro, que podia ter celeridade maior na votação de medidas importantes”, disse.

Grande acordo

Depois de uma disputa política, que durou a tarde e noite desta terça-feira (17) e a manhã de quarta-feira (18), o plenário começou a votação – com obstrução da oposição – de uma das três MPs prioritárias que precisam ser votadas até o dia 1º de junho, prazo em que perdem a validade. À tarde, governistas e oposição entraram em acordo e anunciaram o propósito de votar duas Medidas Provisórias, sem obstrução, e o Código Florestal na próxima semana.

Os líderes fecharam um acordo para realizar uma sessão extraordinária na próxima terça-feira (24) para discutir o Código Florestal. E, na mesma terça-feira, serão votadas a Medida Provisória 517, cuja discussão começou hoje, e outra MP. Hoje só haverá discussão sobre a MP 517, que trata de incentivos fiscais para setores estratégicos da economia.

Segundo o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), até terça o governo vai negociar alguns ajustes no texto com o relator do projeto do Código Florestal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

De Brasília
Márcia Xavier