Médicos reivindicam melhores salários e condições de trabalho

Melhores condições de trabalho e o pagamento do piso salarial estipulado pela FENAM são as duas principais reivindicações dos médicos do município de Fortaleza, que estiveram reunidos em Assembleia Geral realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (CREMEC), no bairro José Bonifácio.

Sindicato dos médicos

Organizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC) com o apoio do Conselho, a assembleia contou com a participação de vários médicos dos hospitais e postos de saúde municipais e do Programa Saúde da Família (PSF). Também estiveram presentes diretores do SIMEC, o vereador Iraguassu Teixeira e o deputado estadual Heitor Férrer (ambos do PDT).

Durante a assembleia, muitas críticas foram feitas à maneira como a saúde é gerida no município de Fortaleza e à falta de condições de trabalho dos médicos, obrigados a atender até mais de 100 consultas por plantão. O presidente do SIMEC, José Maria Pontes, citou como exemplo a situação presenciada por ele no Frotinha da Parangaba: "Quando eu estava fazendo o relatório sobre as deficiências do hospital com o Ricardo Madeiro [presidente da Comissão de Saúde da OAB], o esgoto estava transbordando na cozinha. Me diga se há condições de um hospital funcionar assim?", indagou ele.

Quanto à questão salarial, ficou decidido que o piso exigido para o início das negociações será o estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos, no valor de R$ 9.188,22. O presidente da FENAM/NE, José Tarcísio Dias, citou vários exemplos de lutas semelhantes pelo Nordeste, e destacou: "O Ceará partiu na frente em relação aos outros Estados porque temos um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Assim, o médico poderá ter seu salário aumentado por dois motivos: reajuste e merecimento". Foi também sugerido um aumento de gratificações para 100% do valor do salário-base – o valor atual é 85%.

O presidente do SIMEC, José Maria Pontes, pediu aos médicos que trabalham em hospitais e postos de saúde, que façam um levantamento dos principais problemas enfrentados por eles no seu dia a dia, tanto no que diz respeito à deficiência de estrutura física, quanto a problemas com equipamentos e falta de medicamentos. Desse levantamento, será feito um relatório para ser encaminhado ao Secretário de Administração do Município, Walmick Ribeiro.

Principais propostas apresentadas na Assembleia:

– Melhoria das condições de trabalho
– Fortalecimento do salário-base, adotando o valor sugerido pela FENAM
– Gratificações em 100% do salário-base
– Realização de concursos públicos (PSF e hospitais)
– Levantamento das vagas existentes para médicos, para que elas sejam ocupadas caso estejam ociosas
– Aumento de ambulâncias e garantia de medicação mínima
– Estipulação de prazos para o cumprimento das propostas
– Moção de apoio aos outros profissionais de saúde em greve

Fonte: SIMEC