Fidel e Raúl Castro felicitam brigada médica cubana no Haiti
O líder da revolução cubana, Fidel Castro, e o presidenteda ilha, Raúl Castro, felicitaram a brigada médica de Cuba que luta, no Haiti, contra a epidemia de cólera.
Publicado 16/05/2011 12:32
O vice-presidente cubano Esteban Lazo Hernández, que liderou a delegação do seu país para a posse do presidente haitiano, Michel Martelly, enviou a felicitação aos 944 membros da brigada, de acordo com uma notícia publicada nesta segunda (16), no jornal Granma.
Lazo reuniu-se com alguns membros da equipe médica cubana no pátio do moderno hospital de referência da comunidade Arcahaie, onde trocou ideias sobre o significado da difícil missão médica de Cuba, que já salvou a vida de 74 mil haitianos.
Em Arcahaie, uma comunidade de 130 habitantes perto de Port-au-Prince, a cada ano é comemorado o Dia da Bandeira. Ali, durante o Congresso de Maio 1803, a mulata Catherine Flon teceu, pela primeira vez, a bandeira nacional do país caribenho.
Os médicos cubanos naquele lugar ratificaram seu compromisso de fazer tudo que estiver ao seu alcance para melhorar os indicadores de saúde desta nação empobrecida e evitar que a cólera volte a tomar força. Há 116 dias, a brigada médica cubana não tem casos de morte nas unidades sob sua responsabilidade.
Fonte: Prensa Latina