Hospital Regional do Cariri inicia hoje atendimento cirúrgico

Com os serviços de consultas pré-cirúrgicas, ultrassonografia e de exames laboratoriais, o Hospital Regional do Cariri inicia nesta segunda-feira, 23, o atendimento a pacientes da região.

Hospital Regional do Cariri

Os médicos cirurgiões farão consultas de pacientes de diferentes municípios da macrorregião do Cariri com indicação de cirurgia e encaminhados pela Central de Regulação do Estado. Após a consulta, já realizam os exames laboratoriais de preparação para a cirurgia. A consulta de retorno é agendada para recebimento e resultados dos exames e marcação da data da cirurgia. No HRC há 24 médicos cirurgiões contratados. Na terça-feira, 24, começam a ser realizados os exames de endoscopia.

O início do funcionamento do Hospital Regional do Cariri já contribui para reduzir filas de espera. No primeiro dia de atendimento, nesta segunda-feira, somente no ambulatório pré-cirúrgico os médicos farão consultas de 24 pacientes que aguardam por cirurgias de alta complexidade em diversas especialidades. Além de cirurgia geral, entre as especialidades médicas no Hospital Regional do Cariri estão a traumato-ortopedia, cirurgia vascular, neurologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmotologia, mastologia, cirurgia plástica. No total, são 98 médicos especialistas contratados. Incluindo os aprovados em seleção pública de todas as áreas da saúde, o hospital tem 996 profissionais.

O HRC foi construído no período de dois anos pelo governo do Estado (iniciado em fevereiro de 2009 e inaugurado em abril de 2011), um investimento de R$ 105 milhões. Somente na aquisição de equipamentos modernos foram investidos R$ 31 milhões e 226 mil. Dois exemplos desses equipamentos são a ressonância magnética e o tomógrafo.

"Com o Hospital Regional do Cariri, o governo do Ceará cumpre um dos principais compromissos na área da saúde que é levar atendimento de qualidade para perto da população, na própria região", afirma o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele destaca que "o HRC faz parte de uma grande estratégia, que é a construção de uma das maiores redes de assistência do país, incluindo ainda o Hospital Regional Norte, com 382 leitos e previsto para ser concluído até o final deste ano, e o Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim para atender a população de 20 municípios da região".

Além dos três hospitais, a ampliação do acesso aos serviços de saúde abrange 21 policlínicas e 18 Centros de Especialidades Odontológicas. Dos 18 CEOs, sete já estão funcionando em Ubajara, Acaraú, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Baturité e Russas. Nos dois próximos meses será inaugurados mais cinco CEOs em Brejo Santo, Crateús, Itapipoca, Maracanaú e Cascavel. Do total de 21 policlínicas, três foram inauguradas em Camocim, Tauá e Baturité. Até agosto estão definidas as inauguração das policlínicas regionais em Campos Sales, Icó, Aracati, Pacajus, Sobral e Russas.

Nos serviços de urgência e emergência, o Ceará terá 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Seis estão com as obras prontas, sendo três em Fortaleza, uma em Maranguape, uma em Pentecoste e uma em Crateús. Dez estão em obras.

Fonte: Sesa