Eliana Gomes: Uma trajetória de coragem e luta

Foi com uma Celebração Ecumênica em Ação de Graças que foi comemorado o aniversário de 50 anos de Eliana Gomes. A festa no Passeio Público, marco histórico no Centro da cidade, realizada neste domingo, 22 de maio, reuniu familiares, amigos e admiradores da vereadora comunista.

Eliana Gomes

Eliana Gomes é militante do movimento popular e está vereadora pelo PCdoB, a primeira mulher comunista eleita para a Câmara Municipal Fortaleza. E foi com muito esforço pessoal e coletivo que garantiu a vitória nas eleições municipais de 2008. Mas considera que, apesar das dificuldades, suas ideias de mulher lutadora e militante das causas do povo tornaram vitoriosa a campanha, que possibilitou um mandato de muita coragem e luta.

A trajetória

Francisca Eliana Gomes dos Santos é educadora popular. Natural de Canindé-CE, veio para Fortaleza no início dos anos 70 do século passado. Nasceu em uma família religiosa, de pessoas simples e trabalhadoras. Morava com Maria José Gomes dos Santos e Raimundo Alves dos Santos, sendo a mais nova das quatro filhas do casal. Os pais eram operários. Começou a trabalhar ainda muito jovem. Hoje, afirma que seguiu os princípios passados pela mãe em todos os momentos de sua trajetória: ética e dignidade sempre. Eliana é casada com o economista e também militante do PCdoB Antônio Soares, com quem tem uma filha de 16 anos chamada Gabriela. Dedica-se à família, aos amigos, às amigas e às lutas do povo em tempo integral.

Militante do movimento popular há mais de vinte anos, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no início dos anos 80. Foi uma das fundadoras e presidiu a Associação Comunitária do Bairro Ellery (ACBE), sendo eleita posteriormente para a presidência da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) por duas gestões. Além disso, é sócia da ONG Cearah Periferia e da Caritas Arquidiocesana de Fortaleza.

Eliana é fundadora do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher e foi assessora comunitária da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor -, de 2005 a agosto de 2007. Eliana deixou a gestão municipal quando, suplente, assumiu a vaga de vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza em 31 de agosto de 2007.

Chegou ao parlamento municipal como militante comunista, liderança popular e feminista de diálogo amplo e intenso com os diversos setores da sociedade, debatendo, realizando audiências, indicando e propondo projetos para melhorar a vida da nossa gente. Sua atuação em 2007-2008, em apenas sete meses como vereadora, contribuiu decisivamente na ampliação dos debates sobre as lutas e propostas do povo para a cidade.

Em 2009, a vitoriosa Eliana assume como vereadora de Fortaleza, dessa vez para um mandato de quatro anos. Em pouca mais de dois anos, foi presidente da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, é titular da Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania e, neste ano de 2010, assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Mulher, da Juventude, da Criança e do Idoso.

Desde a curta experiência em 2007-2008, o mandato comunista na CMF apresenta projetos de indicação em várias áreas, como o que cria o Pra Viver – programa de enfrentamento ao uso indevido e a dependência de drogas. Suas proposições permitiram, por exemplo, a criação do conselho municipal de segurança alimentar e do dia municipal do Educador e da Educadora Social. É autora de vários Projetos de lei, como o que cria o programa Casa Bela e o que institui a Locação Social para famílias de baixa renda, que foram aprovados, viraram Leis e tornaram políticas públicas contínuas duas medidas importantes para a questão habitacional em Fortaleza.

A vereadora é a atual vice-presidente do PCdoB de Fortaleza e desempenha um mandato progressista com a disposição dos (as) comunistas: ouvir o povo e seus movimentos em qualquer circunstância.

Neste 22 de maio de 2011, ao completar 50 anos, Eliana recebe as homenagens que uma mulher de luta tanto merece. No Passeio Público, camaradas, companheiras e companheiros vão comemorar a vida e reavivar a crença de quem tem coragem pra lutar.

Fonte: Da redação do Vermelho Ceará