Metalúrgicos lançam campanha salarial 2011

Na manhã desta segunda-feira (23), o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e região apresentou a Campanha Salarial 2011. Com o slogan “Eu produzi muito. Não aceito pouco”, as diretrizes e reivindicações da categoria foram exibidas em café da manhã que contou com a presença da imprensa e autoridades locais. Além do índice de 14% propostos, outras 69 cláusulas sociais fazem parte deste dissídio. Entre elas, a fixação do piso da categoria em R$ 1 mil.

Metalúrgicos lançam campanha salarial 2011 - Divulgação

O presidente do Sindicato, Assis Melo, apontou para a importância que a indústria tem no crescimento econômico do país. Somente o setor metalúrgico local registrou incremento de 31,8%. Por isso, argumentou Assis, o reajuste salarial proposto nada tem de absurdo. O deputado e sindicalista reiterou ainda a importância da imprensa neste processo.

“O Sindicato não abre mão dos seus direitos, mas sabe que tem responsabilidades. Este café serve para que, quando nos encontrarmos na porta das fábricas, nas assembleias, todos saibam exatamente o porque de estarmos lá.”

David Fialkow, assessor econômico do Sindicato, apresentou alguns indicadores e dados dos balanços financeiros das principais indústrias metalúrgicas da Serra. “ O crescimento da economia caxiense em 2010 foi estrondoso. O índice de 14% é viável. Não existe produção sem valorização do trabalho” reiterou o economista, salientando que os próprios empresários declararam na imprensa terem vivido um ano histórico com crescimento de 54,7% no ramo de caminhões, 32,8% no de ônibus, 46% nos veículos rebocados.

No final da manhã, o vice-presindete Leandro Velho entregou a pauta de reivindicações do dissídio 2011 no SIMECS. A primeira rodada de negociação ficou agendada para o dia 6 de junho.

Fonte: Sindicato dos Metalurgicos