Sindiagua: Negociação salarial é suspensa

O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (Sindiagua) informa: as negociações da campanha salarial estão suspensas. O motivo foi o clima de acirramento provocado por uma atitude absolutamente desrespeitosa que aconteceu na última quarta-feira (18/05), quando faixas da campanha salarial que estavam em frente à sede da Cagece foram retiradas sem consentimento do sindicato por uma representante da Cagece e da comissão de negociação da empresa.

A advogada da empresa, Sheila Dantas, assumiu a autoria do episódio na última reunião de negociação, que foi suspensa logo no início pelo clima de tensão que se instalou. Antes de retirar as faixas, no dia 17, a própria advogada enviou mensagens de celular ao coordenador geral do Sindiagua, Jadson Sarto, manifestando opinião contrária a uma das faixas colocadas pelo sindicato.

Na faixa em questão – que trazia a seguinte frase: “Os advogados de carreira da Cagece são competentes e éticos! Não precisamos de assessorias jurídicas externas” – o Sindiagua se manifesta defendendo o quadro próprio de advogados da Cagece (da qual Dra. Sheila faz parte) e a tese do concurso público, bandeira primordial e histórica dos trabalhadores. A própria advogada, em uma de suas mensagens, ao defender o escritório de advocacia externo, admite a necessidade de se fazer concurso ao afirmar que a empresa precisa de pelos menos 20 advogados próprios para dar conta dos processos existentes. Isto mostra que, ao retirar a faixa, a advogada está em completa contradição com o que pensa.

A atitude lamentável – um verdadeiro desrespeito ao sindicato e à categoria – surpreendeu a diretoria do Sindiagua, isso porque em todas as campanhas salariais o Sindiagua sempre utilizou livremente de suas ferramentas de comunicação para manifestar opiniões, posições e as bandeiras que defende em favor da categoria, mesmo nos momentos mais difíceis do período neoliberal, quando as negociações eram mais acirradas. E em todas as campanhas anteriores, o sindicato sempre se posicionou contrário às políticas de privatizações (que colocam o serviço público nas mãos de grupos privados) e assim vai continuar fazendo.

O episódio provocou um clima de tensão na última reunião de negociação. A solução encontrada pelo Sindiagua foi suspender as negociações até o sindicato ter um posicionamento da presidência da Cagece sobre os fatos.

''Intimidações não vão nos fazer retroceder. Ao contrário, queremos sim avançar e esperamos que a diretoria da Cagece adote providências quanto ao episódio. Estamos no início das negociações da campanha salarial e, infelizmente, os trabalhadores já estão sendo fortemente desrespeitados por atitudes como essa que não condizem com ambiente democrático de diálogo que deve haver em toda negociação de acordo coletivo'', afirmou Jadson Sarto.

Editorial

Fonte: Sindiagua