Em 60 dias de mandato, Bigardi mostra atuação forte na Assembleia

Preocupação com a saúde pública, iniciativas voltadas para a inclusão social por meio do esporte, cobranças ao Governo Estadual, lutas para a preservação ambiental e participação em importantes discussões sobre os rumos da Educação. Isso sem falar do alerta para a demora do Governo do Estado na execução de obras para a Copa do Mundo de Futebol.

Bigardi conversa com a população de Jundiaí

Assim pode-se resumir a atuação de Pedro Bigardi nesses dois meses após a posse de deputado estadual. Foram quatro projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa, assim também como uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), três emendas a projetos de lei que tramitam no Legislativo paulista, dois requerimentos de informação e duas indicações ao Executivo.

Entre os projetos apresentados, destaca-se a proposta de criação do programa ‘Juventude Campeã’ em todo o Estado. “A ideia é democratizar o acesso à prática e à cultura esportivas como um instrumento educacional, promovendo o desenvolvimento integral dos jovens e incentivando a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Bigardi.

Integrante da Comissão de Esportes da Assembleia, o deputado também participou junto com o ministro Orlando Silva do seminário sobre a Copa do Mundo no Brasil, realizado na Assembleia Legislativa. Posteriormente, foi convidado para discutir o tema na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

Na área da Saúde, Bigardi pediu informações à Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação da Casa de Saúde Dr. Domingos Anastasio, em Jundiaí. O hospital está fechado desde 2007 e há dois anos foi anunciado como sede para o futuro Hospital Regional, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual.

De acordo com a secretaria de Estado, no entanto, a Prefeitura de Jundiaí não iniciou sequer o cronograma de obras ou apresentou os projetos referentes à reforma do prédio. “Vamos continuar cobrando esta questão, que é muito grave. São mais de 700 mil pessoas naquela região que necessitam deste atendimento médico”, lembrou Bigardi.

Mais trabalho

Ações feitas na legislatura passada também foram retomadas pelo deputado Bigardi. Uma delas é o projeto de lei complementar que diminui de 65 anos para 60 anos a idade do idoso a ser beneficiado com a isenção do pagamento de tarifa do transporte público sob responsabilidade do Estado.

A proposta, que já teve pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Promoção Social, está agora em discussão na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais.

Outra atitude tomada por Pedro Bigardi foi a criação, em 2009, da PEC número 9. Ela é responsável por destinar 50% dos recursos obtidos pelo Estado com a exploração de petróleo da camada Pré-Sal exclusivamente para a Educação, Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia.

No ínicio deste mandato, inclusive, pelo menos 1 mil estudantes fizeram uma manifestação de apoio à aprovação da PEC, em frente à Assembleia Legislativa. Na segunda-feira (16), durante audiência pública na Assembleia, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, apoiou a iniciativa de utilizar os recursos do Pré-Sal para a Educação.

A criação do Parque Estadual Serra do Japi, em Jundiaí, é também outra meta defendida por Pedro Bigardi para impedir que a especulação imobiliária se apodere de um patrimônio ambiental que pertence à humanidade.