João Ananias destaca resultado de transplantes na Câmara Federal
O deputado federal João Ananias (PCdoB), ex-secretário da Saúde do Estado, destacou o desempenho e os resultados conquistados pela Central de Transplantes nos últimos anos e prestou homenagem à equipe de profissionais em pronunciamento feito nesta segunda-feira, 23.
Publicado 24/05/2011 09:46 | Editado 04/03/2020 16:31
A Central é responsável pela captação e distribuição de órgãos e tecidos destinados aos transplantes realizados no estado. "Quando há investimentos no SUS, os resultados aparecem. Por isso, defendo mais recursos para saúde", ressaltou o parlamentar, que fez um apelo para que as pessoas sejam solidárias e mesmo enfrentando a dor da perda de um ente querido, pensem como a doação de órgãos e tecidos pode salvar vidas.
Confira a íntegra do pronunciamento feito no Plenário da Câmara:
Trago a esta casa hoje um tema que reputo de grande relevância para o povo brasileiro, que é o dos transplantes. Diante de milhares de pessoas que sofrem ou morrem nas filas por esse Brasil a fora, temos que fazer justiça com aqueles Estados e serviços de saúde pública que cumprem um papel destacado nessa área.
Como médico e ex-secretario de saúde do Ceará, acompanhei e acompanho até hoje, a angustia de quem está necessitando urgentemente de transplante e não consegue porque a doação de órgãos ainda é muito reduzida no nosso País.
O meu estado, o Ceará vem há alguns anos, assumindo posição de destaque em transplantes, em relação aos demais estados, então vejamos: em 2010, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foi o primeiro do Nordeste e terceiro do País em transplante de coração, com 16 procedimentos realizados. Ficou também em primeiro no Nordeste e segundo no Brasil em transplante de fígado, fazendo 113 procedimentos. A partir de 2008 passou a realizar transplante autólogo de medula óssea, com 30 procedimentos realizados. Em 2009, o HGF, Hospital Geral de Fortaleza, da Secretaria de Saúde do Estado e o maior hospital público do Estado, passou a fazer transplante de pâncreas, que não se fazia no Estado, somente em São Paulo, Paraná e Belo Horizonte.
O Hospital Carlos Alberto Studart Gomes, de Messejana, dentro em breve iniciará também os transplantes de pulmão. Nos quatro primeiros meses de 2011 foram realizados 379 transplantes, novo recorde em relação ao mesmo período de 2010, que foram 337, um crescimento de 12,5%. Este ano, já foram realizados 235 transplantes de córnea, 01 de esclera, 06 do coração, 47 do fígado, 04 de medula óssea e 04 de pâncreas.
Em 2010, o Ceará ficou em sétimo lugar no País em número de potenciais doadores, pacientes com morte encefálica confirmada. Dos 325 doadores potenciais registrados no ano passado, 127 tornaram-se efetivos por milhão da população, o quarto melhor resultado do Brasil. Saímos de 272 transplantes para 875 em 2010, mostrando que o compromisso do Governo do Ceará, com Cid Gomes, através da SESA, com nosso secretário Dr. Arruda Bastos que juntamente com sua valorosa equipe e a grande Central de Transplantes do Ceará, estão fazendo diferença, os resultados falam mais alto. Destaco também o Implante Coclear, que desde 2009 está funcionando no Hospital Geral, e não podia deixar de citar o grande desenvolvimento do Hospital Walter Cantídio da Faculdade de Medicina e a equipe de transplantes hepáticos comandada pelo Dr. Huygens
Encerro minha fala solicitando votos de congratulações ao Governador e Secretário de Saúde pelos avanços conquistados.
Era só Sr. Presidente.
Peço que meu pronunciamento passe a constar nos anais dessa casa.