Sem categoria

Exército chileno diz que ajudará a investigar morte de Allende

O comandante do Exército do Chile, general Juan Miguel Fuente-Alba, afirmou que a instituição vai colaborar com as investigações sobre a morte do ex-presidente Salvador Allende. "A opinião pública pode ficar segura e certa de que o Exército vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para colaborar com esta gestão judicial", afirmou Fuente-Alba a jornais locais.

No início da semana, o corpo de Allende foi exumado para que possam ser analisadas as circunstâncias da morte do ex-presidente. Allende morreu em 11 de setembro de 1973, durante uma invasão ao Palácio de La Moneda por tropas de Augusto Pinochet.

A versão oficial da morte diz que Allende teria cometido suicídio, mas alguns chilenos acreditam que ele foi assassinado pelos golpistas.

Os advogados da família do ex-presidente disseram recentemente esperar cooperação do Exército para localizar o fuzil AK-47 com o qual o chileno teria cometido suicídio.

O general, no entanto, destacou que "não estou dizendo que haverá ordens específicas para encontrar a arma". "Estou dizendo que o Exército vai trabalhar para responder a todos os requerimentos do tribunal", explicou.

"O que faço é ressaltar que o Exército vai prestar toda a colaboração possível para as atividades e gestões judiciais que são promovidas pelo magistrado que cuida do caso", afirmou o comandante, referindo-se ao juiz Mario Carroza.

Fonte: Ansa