Em Cuba, Parlatino reúne 17 países pela integração do continente
O presidente do Parlamento Latinoamericano (Parlatino), Elías Castillo, incentivou nesta sexta-feira (27) os legisladores de 17 países a fortalecer a unidade entre os países da América Latina em uma reunião em Havana.
Publicado 27/05/2011 12:33
Castillo afirmou que a aproveitará as experiências de grupos similares de outros continentes e regiões, como os parlamentos europeu, da América Central, da Comunidade Andina, do Mercosul e do Parlasul.
A secretária de Comissões do Parlatino, Daisy Tourne, informou que neste encontro serão analisados aspectos relacionados com a juventude, a distribuição da riqueza e a busca conjunta de recursos para aumentar a qualidade de vida dos povos.
Tourne explicou ainda que a agenda inclui o cooperativismo em todas as suas variantes, tanto para impulsionar o desenvolvimento, quanto para incorporar a produção em setores que não tem a possibilidade econômica de receber investimentos de empresas do exterior.
Castillo afirmou que a instituição vem aperfeiçoando seus mecanismos de funcionamento para se eleger como órgão legislativo da futura Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac).
Durante a inauguração das reuniões de três comissões do Parlatino, Castillo afirmou que muitos países se pronunciaram contra a situação dos cinco antiterroristas cubanos, presos nos Estados Unidos desde 1998.
Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González cumprem condenações por relatar planos criminais de grupos anticubanos no estado norte-americano da Flórida.
As comissões de Saúde, Assuntos Econômicos, Dívida Social e Desenvolvimento Regional, e Igualdade de Gênero e Infância e Juventude do Parlatino se reuniram nesta manhã com representantes de 17 países.
Da redação, com agências.