Bahia realiza Convenção de Solidariedade a Cuba no sábado

A Associação José Martí e o Cebrapaz Bahia realizam no próximo sábado (28/5) a II Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba. O evento acontece das 9h às 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, nas Mercês, em Salvador. O bloqueio econômico e o terrorismo midiático contra o país caribenho serão alguns dos temas em debate no encontro, que contará também com apresentações culturais e artísticas.

A Convenção será aberta pelo presidente da Associação José Martí na Bahia, Antonio Barreto, que fará uma breve exposição sobre os temas que serão discutidos. “Todos os anos fazemos uma Convenção Nacional em Solidariedade a Cuba, que este ano acontece em São Paulo. E desde o ano passado, realizamos também as convenções estaduais que são preparatórias para a nacional e tem o objetivo de ampliara a divulgação e difusão na sociedade dos movimentos de solidariedade ao povo cubano, que sofre com o cerco econômico imposto pelos Estados Unidos”, ressalta Barreto.

Segundo os organizadores do evento, a campanha midiática internacional a que está sendo submetida Cuba, o bloqueio econômico e financeiro pelos Estados Unidos e a prisão injusta e ilegal dos 5 patriotas cubanos lutadores contra o terrorismo, constitui um atentado contra os direitos humanos e políticos de um povo que decidiu criar um caminho próprio e diferente. Este serão os temas que nortearão as discussões da Convenção.

Ao final dos debates, será divulgada a Carta da Bahia da II Convenção de Solidariedade a Cuba, que deve ser assinada por todas as entidades presentes ao evento. O encontro reunirá também as contribuições dos baianos para as discussões e propostas da Convenção Nacional.

Confira a programação do evento:

9h- Abertura da Convenção – Presidente da Associação José Martí na Bahia, Antonio Barreto, Deoclides Cardoso, Leni Queirós e Ametista Nunes.

– Abertura da exposição Fotográfica “La Habana de nuestros ojos”, de Carollini Assis, de 28/05 a 10/06

– Pré-estreia do documentário “Carlos Calica Ferrer – Última viagem de Ernesto Guevara pela América Latina”, do cineasta Carlos Pronzato.

9h30 – Apresentação de Canto e Dança de jovens do Grupo BCOAs

10h – Mesa 1

O terrorismo midiático internacional contra Cuba, formas de luta para o enfrentamento dessa campanha e a situação atual dos 5 Patriotas cubanos presos ilegal e injustamente nos Estados Unidos.

Mesa: Socorro Gomes, presidente do Cebrapaz; Maísa Paranhos, historiadora e Carollini Assis, jornalista.

Debate e Propostas de luta

Coordenação: Otávio Miranda – Presidente do Comitê Baiano pela libertação dos Cinco Heróis

11h30 – Mesa 2

O bloqueio econômico a Cuba pelos Estados Unidos e as reformas econômicas para o desenvolvimento da economia e aprofundamento do socialismo.

Mesa: Alexis Bandrich Vega, Conselheiro vice-chefe da Embaixada de Cuba e Muniz Ferreira, historiador.

Debate e propostas de luta contra o bloqueio

Coordenação: Antonio Barreto e Railza Lima

12h40h – Declamação de poesias

Ametista Nunes, Carlos Pronzato, Leni Queirós e Rilton Primo

13h – Ato de encerramento

Mesa: ACJM-Ba, CEBRAPAZ, Vice-chefe da Embaixada de Cuba, Alexis Veja, Partidos Políticos presentes, Centrais Sindicais, UNE, UEB, UBES, ABES, GTNM, OAB, MST, Movimentos Sem Teto, FABS, Entidades da luta anti-racista que se solidarizam com Cuba, Comitê Baiano pela Libertação dos Cinco Heróis.

-Leitura, aprovação e assinatura da Carta da Bahia da II Convenção de Solidariedade a Cuba

-Cessão da Palavra aos representantes das entidades que compõem a mesa

-Saudação de Alexis Bandrixh Vega

-Encerramento da Convenção pelo Presidente da Acjm –BA, Antoni Barreto

De Salvador,
Eliane Costa