Chico Lopes – PNE: a educação pode mais

 Professoras, professores e gestores educacionais cearenses deram uma lição de cidadania ao participar do primeiro dos sete seminários sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) a serem promovidos no Ceará.

 Os seminários são oportunidades para que a discussão sobre o Plano, que define os rumos da educação brasileira para os próximos 10 anos, chegue aos principais interessados: educadores, gestores, pais e alunos desejosos de uma educação de mais qualidade. Capaz de atender tanto ao anseio de nosso povo por uma melhor formação quanto às necessidades de nosso País, nesta nova etapa do seu desenvolvimento.

Por isso, estão de parabéns o Fórum de Discussão do PNE no Ceará, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e os colegas professores que lotaram o plenário da Casa, para levar suas contribuições à discussão sobre o novo PNE – o que temos e o que queremos.

Destaco também a colaboração dos deputados Gastão Vieira e Ângelo Vanhoni (respectivamente, presidente da Comissão Especial do PNE e relator do Plano), que aceitaram nosso convite para ouvir, em Fortaleza, a voz dos que constroem a educação todos os dias.

O relator levou do Ceará muitas sugestões de melhorias ao Plano – mais de 80 propostas de emendas, além das importantes ideias apresentadas em plenário, em uma consulta popular que agora se estenderá a Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Limoeiro do Norte e Quixadá.

Todos estão convidados a participar desses novos seminários do PNE. Um tema que, longe de pertencer exclusivamente aos educadores, tem de ser abraçado por toda a sociedade. Só assim alcançaremos vitórias como os 10% do Produto Interno Bruto (PIB)

para a educação e a inclusão, no PNE, do direito dos professores a um terço de carga horária para atividades extra-sala, conquista que asseguramos na lei do piso salarial do magistério. Porque a educação pode mais.