Porto Franco-MA homenageia João Carlos Haas Sobrinho

A cidade de Porto Franco, no interior maranhense, deu início na manhã deste sábado,28, a uma série de homenagens a João Carlos Haas Sobrinho, médico que marcou a história do município antes de ingressar na Guerrilha do Araguaia e ser morto em combate. A irmã de João Carlos, Sônia Haas, está desde sexta em Porto Franco mantendo contato com a história viva do herói cujo corpo ela procura há vários anos.

A primeira homenagem foi prestada na sede do Ponto de Cultura batizado de João Carlos Haas Sobrinho. Em meio a fotos de Haas e outros guerrilheiros que moraram em Porto Franco, como Maurício Grabois, seu filho André e o genro Gilberto, o prefeito Deoclides Macedo justificou as homenagens ao “médico, ativista político e exemplo de dignidade”. Além do Ponto de Cultura, o centro cirúrgico do hospital municipal e um Complexo Esportivo que será inaugurado neste domingo, 29, levam o nome de Haas Sobrinho, numa demonstração do carinho que os portofranquinos têm pelo homem que na síntese feita pelo prefeito “serviu à cidade e a região como médico e à pátria como ativista político”.
Pessoas que conviveram com Haas Sobrinho se emocionaram conversando com a irmã dele sobre o tempo em que residiu no município. Expedito Matias de Sousa, por exemplo, não segurou as lágrimas ao relembrar o amigo de quem foi funcionário. Ele descreve Hass Sobrinho “como um médico amoroso, um homem muito caridoso que sabia sentir as necessidades do pobre” e para quem “o rico e o pobre eram tratados com igualdade”. Como que representando um sentimento geral constatado facilmente ontem em Porto Franco, Expedito declamou: “Dr João Carlos é uma pessoa que morreu fisicamente, mas em nossos corações ele permanece até hoje como uma pessoa viva”.
A presença de João Carlos na memória de Porto Franco impressionou Sônia Haas. “Sinto João Carlos caminhando por essas ruas. E todo esse carinho e reconhecimento me dá uma sensação de paz, de conforto, que levarei para nossa família”, revelou.
Mais homenagens – Neste domingo pela manhã a Prefeitura fará a inauguração do Complexo Esportivo João Carlos Haas Sobrinho numa solenidade que contará com a presença de membros das direções nacional e estadual do PCdoB, além de representantes de instituições nacionais como a Fundação Maurício Grabois e do Ministério do Esporte.
Na segunda-feira a Câmara Municipal entregará à família Haas o título de cidadão portofranquino concedido pela Câmara Municipal a João Carlos.