Lula Morais comemora melhoria do índice de analfabetismo

O deputado Lula Morais (PCdoB) comemorou, na última sexta-feira (27) em sessão plenária, o resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), que apontou melhorias no índice de analfabetismo no Estado. Segundo ele, o programa Alfabetização na Idade Certa tem elevado o nível de proficiência de todos os municípios cearenses.

Entre os 10 municípios que apresentaram maior índice de proficiência média, o parlamentar citou Pedra Branca (253,7%), Mucambo (253,1%) e Potangi (251%). Já as cidades que obtiveram mais escolas Nota 10 foram Viçosa do Ceará, seis e Reriutaba, cinco.

O parlamentar informou que os testes, que medem habilidades de leitura das crianças, revelaram que 71% dos alunos estão alfabetizados ao fim do 2º ano fundamental. Lula Morais disse que o percentual de analfabetos no Estado “beirava” os 40% em 2007, caindo para 7% em 2010. “É um avanço enorme da qualidade, da base de conhecimento”, festejou.

O comunista disse que o município de Sobral, por exemplo, onde o programa se iniciou quando Cid Gomes era gestor, foi responsável por uma melhoria considerável. “O aluno lia, mas não entendia o que tava lendo”, lembrou, afirmando que a situação era fruto de um período em “que se tentou trocar os programas de TV por livros”.

De acordo com Lula Morais, Sobral foi destaque nacional pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atingindo pontuação 6,6, média de países desenvolvidos. O município ultrapassou a projeção feita pelo MEC para 2021 e atingiu a melhor nota do Nordeste para as séries iniciais.

“Os alunos cearenses estão na frente dos demais”, ressaltou, destacando que há uma preocupação do governador de implantar escolas de ensino profissionalizante dando mais possibilidades aos jovens de terem sua própria renda e “dando condição de evoluir no na vida”.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PR) endossou os elogios ao governador Cid Gomes, que na sua avaliação tem dado prioridade à educação, por onde “tudo passa”.

Áudio (Disponibilizado por uma semana)

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa