PCdoB-GO aprova resolução política e abre processo de conferência
A direção do Partido Comunista do Brasil –GO teve uma agenda intensa na semana passada na formulação do Projeto Partidário. No sábado, 28, a resolução política foi debatida e aprovada pelos membros do Comitê Estadual, abrindo assim, o processo de conferencias nos municípios goianos.
Publicado 31/05/2011 11:32 | Editado 04/03/2020 16:43

Na quarta-feira, dia 25 de maio de 2011, os comunistas goianos receberam o membro do Comitê Central, secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino em uma reunião da Comissão Política ampliada que ocorreu no Cateretê Restaurante, em Goiânia.
O tema do encontro foi o processo de integração dos novos filiados e apreciação da proposta de Projeto de Resolução Política de convocação das conferências, estadual e municipais a ser encaminhada ao Comitê Estadual.
Na tarde de quinta-feira, 26, novamente a Comissão política se reuniu para continuação do debate da proposta de documento de Projeto do PCdoB e regulamentação das conferências para ser apreciado na reunião do Comitê Estadual. Desta vez, a reunião ocorreu na sede do PCdoB, no Setor Universitário.
Reunião do Comitê Estadual
Este mesmo documento foi apreciado e debatido na reunião do Comitê Estadual do PCdoB de Goiás realizada durante o sábado, 28 de maio, no Setor Central de Goiânia.
“Nesta reunião se abriu o processo de Conferências em Goiás que deverá resultar na construção coletiva do projeto político eleitoral de 2012, da construção partidária e de renovação das direções dos Comitês Municipais e do Comitê Estadual”, apresentou o presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarski.
Tokarski fez uma explanação sobre a situação política nacional e local e apresentou a pauta principal da reunião que era o debate do documento partidário, que “aporta a realidade política, econômica e social do Brasil e de Goiás e aponta perspectivas político-eleitoral”.
Para o presidente estadual, é indispensável que haja um ciclo de debates do documento partidário de acordo com a conjuntura atual e para que ele possa tornar-se mais elaborado politicamente para as disputas de 2012 e 2014. “O debate irá enriquecer o documento que será o projeto, a proposta do PCdoB para o estado”, salientou Tokarski.
O presidente comunista esclareceu sobre o processo de integração dos novos camaradas na direção do Partido e lançou ainda duas tarefas para o conjunto da direção. Colaborar na realização de conferência em 250 municípios e integrar mais dirigentes nas Comissões Auxiliares das Secretarias do PCdoB, nas diferentes frentes do partido.
“Nós estamos propondo para consolidar este processo de integração, convidar os camaradas para que todos colaborem em duas questões de organização do partido. Acompanhar a conferência nas cidades, implantando a Comissão Provisória e também ajudar no processo de filiação e de eleição do diretório municipal, outra tarefa nossa será dinamizar, revitalizar as Comissões Auxiliares”.
Após leitura e debate da resolução política intitulada Crescer para contribuir com o desenvolvimento de Goiás e ousadia para disputar o poder em cada município, o documento foi aprovado pelos membros do Comitê Estadual.
A resolução trata das enormes potencialidades do estado, defende uma política voltada para as questões do povo e pelo progresso dos municípios, debate como reposicionar o PCdoB e situá-lo em um novo patamar no estado, aponta perspectivas político-eleitoral com um projeto ousado de disputa com aperfeiçoamento da política de estruturação partidária, com uma ampla campanha de filiação e defesa do novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, contido no Programa Socialista para o Brasil.
Aberto o processo de conferências
O Secretário Estadual de Organização, Honório Ângelo da Rocha explicou que ao ser aprovado o texto que regulamenta as conferências municipais, abre-se o processo de conferências. “Seguindo a normatização nacional, apresentamos uma proposta que foi aprovada no Comitê Estadual, agora será debatida pelos filiados e militantes e aprovada nas conferências”.
Continou ele, "Aberto o processo das conferências que deverão ocorrer de 30 de maio a 21 de agosto deste ano. Esta resolução será agora levada ao conjunto da militância para ser aprovado nas conferências municipais".
Grande Encontro Estadual dia 11 de junho
Na reunião do Comitê Estadual ainda foi indicada a realização do Encontro Estadual sobre Questão de Partido (encontro de organização partidária), além da definição estratégica de realização do Grande Encontro Estadual de filiados e militantes que se realizará no dia 11 de junho, das 8h às 13 horas, no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia com a participação especial do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, representações partidárias da base do Governo Dilma, dirigentes do Partido nos municípios goianos, entre outras lideranças.
O evento tem estimativa de receber 500 participantes, de 155 cidades. Segundo o Secretário de Organização, a mobilização está sendo realizada pela Comissão de Organização que definiu estratégias para trazer os representantes dos municípios. “Os comunistas virão de representações de todas as regiões de Goiás, divididas em 12 zonais que englobam, a região metropolitana de Goiânia, o entorno de Brasília, o entorno de Anápolis, o sudoeste e estrada de ferro, o mata grosso goiano, a região sul, sudoeste, norte e nordeste, o médio Araguaia, a região do Meia Ponte e do Vale do São Patrício”, confirmou Honório.
No decorrer da reunião do Comitê Estadual foi incorporado um conjunto de dirigentes e quadros nas comissões auxiliares do Comitê Estadual e definido o fortalecimento destes, aprovada a imediata instalação daquelas comissões que não estavam em funcionamento.
Em breve o documento de resolução do Comitê Estadual de Goiás estará disponível neste portal.
Da redação local,
Eliz Brandão