Sem categoria

Senado aprova retomada de fuso horário original do Acre

O impasse em torno da revisão do fuso horário do Acre está prestes a ser resolvido no Senado. Nesta terça-feira (31), as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Relações Exteriores (CRE) e de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram projeto de lei restabelecendo o antigo fuso horário do Acre. O Acre volta a ter duas horas a menos em relação a Brasília, e não mais uma hora de defasagem, como ocorre hoje.

A decisão atende ao desejo expressado pela maioria da população acreana em plebiscito realizado durante as eleições de 2010. O próximo passo será a votação, em turno suplementar na CCJ, que terá decisão terminativa, o que significa que não precisa de nenhuma outra votação. A reunião na CCJ está marcada para a próxima semana.

Único senador que se absteve na votação da matéria, Jorge Viana (PT – AC) disse respeitar o resultado da consulta popular no Acre, mas afirmou acreditar que o processo tenha sido alvo de manipulação política e eleitoreira. “Excluíram o Acre do sistema online em que o mundo vive“, afirmou, cogitando nova revisão do fuso horário no futuro”,

Embora tenham votado a favor do substitutivo, outro representante do Acre no Senado, Anibal Diniz (PT), avaliou como uma "injustiça" deixar o Acre duas horas atrasado em relação a Brasília. “Fizemos valer a vontade do povo do Acre, mas vou reunir as assinaturas necessárias para discutir um fuso horário único no país”, anunciou Aníbal Diniz.

Pará e Amazonas

A revisão de fuso horário não vai se restringir ao Acre. O projeto aprovado incorporou emendas dos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para resgatar o fuso horário que vigorou por 95 anos (de 1913 a 2008) no extremo oeste do estado do Amazonas e no estado do Pará.

Na prática, o texto aprovado determina que o extremo oeste do Pará e a parte do Amazonas localizada a leste de uma linha imaginária que une o município de Tabatinga (AM) a Porto Acre (AC) terão uma hora a menos em relação a Brasília; o Acre e a parte do Amazonas localizada a oeste da linha imaginária já descrita terão duas horas de defasagem em relação ao horário de Brasília; o restante do Pará terá fuso idêntico ao de Brasília. A situação permanece inalterada nos demais estados brasileiros.

Fonte: Agência Senado