Trabalhadores debatem com Protógenes o futuro dos Correios

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo (SINTECT-SP) estiveram reunidos com o deputado federal Delegado Protógenes (PCdoB-SP) para pedir que o parlamentar seja o principal articulador das reivindicações dos trabalhadores dos Correios na Câmara dos Deputados. Os sindicalistas se mostraram preocupados com o novo plano de modernização anunciado no mês passado pelo governo.

Protogenes

As mudanças no Estatuto vão possibilitar que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) amplie o seu suporte logístico, permitindo a venda de aparelhos celulares, oferta de serviços de telefonia e internet, a criação de subsidiárias no exterior, a expansão das operações do Banco Postal e associação com outras empresas ou negócios, entre os quais o trem-bala. Os correios vão aplicar a lei societária, e com isto ele passa a ter um formato semelhante às empresas privadas com um Conselho de Administração e uma Assembléia que vão definir as principais ações da ECT.

Mas os representantes do SINTECT-SP consideram que o novo formato de Sociedade Anônima dos Correios pode ser o início da usa privatização. Eles disseram ao deputado Delegado Protógenes que o novo Estatuto da ECT não deixa claro o papel da Assembléia, como serão indicados os membros do Conselho de Administração e se as subsidiárias serão administradas por servidores dos Correios ou por terceirizados.

Protógenes afirmou que a ECT é uma empresa estratégica para o estado e que ela precisa se modernizar e ampliar a sua participação no mercado. Porém, o deputado considera que esta modernização precisa estar aliada ao fortalecimento do quadro técnico de funcionários com a contratação de pessoal via concurso público e valorização dos servidores. Ele lembrou o que está acontecendo na Polícia Federal e na Petrobrás que estão entregando funções estratégicas nas mãos de terceirizados. Para o parlamentar, o erro na política de terceirização está calçada em 2 pontos primordiais: desperdício do dinheiro público ao investir no treinamento de pessoas que a qualquer momento podem sair da empresa; entregar informações privilegiadas a um funcionário mais suscetível às pressões de superiores, por não serem do quadro fixo da ECT.

O deputado se comprometeu, com os representantes do SINTECT-SP e a participar da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios. Protógenes reiterou a sua disposição de garantir os direitos dos servidores e a implementação de políticas públicas para reconduzir a ECT a padrões de excelência necessários a uma empresa estratégica para o nosso país.