Dinheiro do tráfico será usado no combate às drogas no Piauí

A ideia é que os recursos sejam destinados a políticas de enfrentamento e instituições de tratamento

Dinheiro do Tráfico - internet
A assessoria jurídica do Palácio de Karnak está avaliando proposta a ser encaminhada para a Assembléia Legislativa do Piauí criando o Fundo Estadual Antidrogas. De acordo com o secretário estadual de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes, o fundo será semelhante ao Fundo Nacional Antidrogas e deverá contar com repasses do Tesouro Estadual e de recursos oriundos de apreensões de bens móveis e imóveis de pessoas envolvidas com tráfico de drogas.

Apenas em 2010, R$ 3,6 milhões oriundos de leilões de bens apreendidos com envolvidos em tráfico de drogas no Piauí foram destinados a Alagoas por falta de regulamentação de um fundo como esse. Em 2011, cerca de R$ 1 milhão em bens de traficantes ou pessoas ligadas ao tráfico já foram apreendidos no Piauí.

Na manhã da última terça feira (31) foi realizada uma reunião técnica no Tribunal de Justiça do Piauí, envolvendo representantes do Tribunal, do Ministério Público e do Governo Estadual a da comunidade terapêutica Fazenda da Paz para tratar sobre a consolidação de uma política estadual de enfrentamento às drogas. Um dos temas tratados foi a criação de um fundo para financiar ações de prevenção e combate às drogas, além de atenção e recuperação de usuários.

"A idéia é de que parte dos recursos desse fundo sejam destinados à Sasc e à Câmara Estadual de Enfrentamento às Drogas, a primeira por executar e a segunda por coordenar ações de prevenção ao uso de drogas; ao Tribunal de Justiça e ao Conselho Estadual de Combate às Drogas, para sua melhor estruturação; e às comunidades terapêuticas que prestam atendimento a dependentes químicos", detalhou Francisco Guedes.

Além disso, durante a reunião foram debatidas ações para a confecção de um plano de trabalho destas entidades no combate às drogas, que deverá estar incorporado no Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que está sendo confeccionado sob coordenação da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. "A PGE (Procuradoria Geral do Estado) está analisando um termo de cooperação reunindo todas essa instituições. Acredito que até o dia 10 esse convênio deva estar sendo assinado por todos nós", comentou o secretário.

Fonte: Portal O Dia