Sem categoria

Joel Batista: feliz aniversário, FitMetal!

A Fitmetal veio para soldar a unidade classista no ramo metalúrgico e, em um ano, já dirigiu de forma organizada um conjunto de atividades. O balanço sintético deste período é positivo. Mas temos muito que avançar.

Por Joel Batista*

O histórico dia 1º de junho de 2010 registra dois fatos auspiciosos para os trabalhadores: a realização da 2ª Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), realizada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e que reuniu 30 mil sindicalistas do Brasil inteiro e aprovou bandeiras de luta para o movimento sindical, apoiadas pelas centrais sindicais, de um lado; e a fundação da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) de outro, que no mesmo dia reuniu cerca de 400 metalúrgicos do país no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Um ano se passou e hoje constatamos a justeza e a ousadia daqueles companheiros que fundaram a entidade de caráter nacional, cujos sindicatos eram filiados à CTB, CGTB e independentes. Seus sindicatos fundantes foram os metalúrgicos de Betim, Lavras, Sabará e Uberlândia (MG), Itatiba e Birigui (SP), Caxias do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ). No segundo semestre do ano passado e início deste, mais dois sindicatos se filiaram à Fitmetal: metalúrgicos de São Luis (MA) e Jaguariúna (SP).

No seu congresso de fundação, além de aprovar estatutos, bandeiras de lutas e eleger a primeira diretoria para um mandato de dois anos, aprovou-se também a filiação à FSM (Federação Sindical Mundial), defendendo a luta internacional dos trabalhadores. No seu nascedouro, a Fitmetal mostrou de que lado estava na luta política em curso: aprovou, de forma autônoma e independente, a campanha para eleger Dilma Rousseff, em continuidade ao ciclo antineoliberal e desenvolvimentista iniciado por Lula em 2003.

Por falar em eleições de 2010, um metalúrgico fundador da Fitmetal, Assis Melo, presidente do sindicato de Caxias do Sul, foi eleito deputado federal pelo PCdoB do Rio Grande do Sul com expressiva votação, o que contribui muito, não só para nós da Fitmetal, mas também para a luta mais geral de todos os trabalhadores.

A entidade veio para soldar a unidade classista no ramo metalúrgico e já dirigiu de forma organizada um conjunto de atividades, tais como: dois seminários (um em São Paulo no ano passado para promover a integração dos 42 diretores eleitos e um em Salvador, março deste ano, para discutir os setores automotivo, naval, siderúrgico e eletroeletrônico, que reuniu 140 participantes de nove estados, registrando nossa presença em 30 sindicatos).

Neste ano, em três sindicatos — Betim, Caxias do Sul e Rio de Janeiro — foi feito esforço dirigido e bem-sucedido para constituir chapas únicas em unidade com outras correntes. Esforço neste sentido também foi feito em relação às eleições dos metalúrgicos de Angra dos Reis, mas a CUT lançou chapa própria e, numa disputa acirrada, venceu a chapa apoiada pela Fitmetal.

Participamos do 1º de Maio Unificado, dos congressos dos metalúrgicos do Rio de Janeiro e São Luis do Maranhão, além do grande 16º Congresso da FSM, que aconteceu em abril de 2011, em Atenas, na Grécia, com uma delegação de oito dirigentes da Fitmetal.

Nossa federação tem sede — Av. Brigadeiro Luis Antônio, 878 – 1º andar – Bela Vista – São Paulo (SP) – Fone: (11) 3106-0648 —, página na internet (www.fitmetal.org.br) e também boletim eletrônico. Nestes dias que correm, estamos mobilizando companheiros de todo o país, em conjunto com as centrais sindicais para uma Audiência Pública em Brasília, no próximo dia 7, às 14 horas, no Plenário 12 da Câmara Federal, para discutir as odiosas práticas antissindicais.

O balanço sintético deste período é positivo. Mas temos muito que avançar. Construiremos em futuro breve uma entidade mais portentosa, na luta de ideias, na luta política e social e no encaminhamento unitário das principais reivindicações dos mais de 350 mil metalúrgicos que representamos.

Ao finalizar estes comentários, saúdo todos da diretoria da Fitmetal e dos sindicatos filiados e faço minha sincera homenagem ao combativo Marcelino Rocha, presidente da nossa federação e membro da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, que muito bem tem conduzido este instrumento valioso que é a Fitmetal Brasil.

* Joel Batista é membro da executiva, diretor Sudeste e Centro-Oeste da Fitmetal